Google Website Translator

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Crise nas infinitas terras

De tempos em tempos coisas ruins e inesperadas começam a acontecer em nossas vidas, somos bombardeados por fatos e notícias que nos desagradam, e o que mais impressiona é que elas ocorrem seguidamente, nos atingindo por todos os lados.
Não é fácil compreender que tudo tem seu sentido de ser, nestas situações nos colocamos facilmente como vítimas de olho gordo ou até mesmo da ira divina. Porém, muito do que sofremos é conseqüência dos nossos próprios atos, da nossa falta de atenção e da nossa falta de paciência.
Somadas as nossas falhas como seres humanos, ainda temos que suportar perdas inesperadas de entes queridos, doenças de diferentes níveis de gravidade a que estamos sujeitos, acidentes de trânsito, assaltos, perda de bens materiais que batalhamos para conquistar, dentre outras adversidades que podem tornar nosso dia a dia mais complicado.
A vida é feita de altos e baixos. Tendemos a sobrevalorizar as crises, pois elas nos marcam muito mais do que os êxitos que conquistamos. Talvez estas crises sejam necessárias para nos fazer refletir se estamos tomando as decisões corretas, se somos a pessoa que gostaríamos de ser e se os outros nos enxergam da maneira que pensamos e gostaríamos. Elas também podem servir para nos deixar mais bem preparados para novas quedas e imprevistos.
Quando olhamos para frente e enxergamos problemas por todos os lados, de uma forma involuntária acabamos por atrair estes problemas, atraindo também energias negativas daqueles que almejam o nosso mal.
Graças a Deus não existem crises sem fim! Por mais que pareça que está tudo conspirando contra nós o olhar Dele não se desvia de um só ser que habita nosso planeta. No momento certo todos nós vamos compreender plenamente os motivos pelos quais passamos por momentos tão difíceis e vamos conseguir agradecer com sinceridade por termos chegado um pouco mais próximo de sermos verdadeiramente justos e bons.


Fernando Christófaro Salgado.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pedras no caminho

Pessoas são como pedras. Umas são como brita, não valem praticamente nada, outras são como rubis ou diamantes, raras e preciosas.
Encontramos ao longo da vida gente que é como pedra no sapato, que incomoda, incomoda, mas não nos impede de seguir em frente.
Temos ainda as pedras que ferem, não fisicamente, mas moralmente, e que atire a primeira, aquele que nunca descarregou o peso de sua raiva e revolta em quem, mesmo em pensamento, não deveria.
Pedras são o resultado de mudanças constantes na natureza e cada uma possui uma conformação diferente. Por exemplo, o granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos. Também somos o resultado de mudanças constantes que se dão ao nosso redor e em nosso interior. Nosso jeito de ser depende, em última análise, daqueles com quem nos associamos e convivemos.
Alguns relutam em mudar, mas, lembrando o ditado: “Água mole e pedra dura, tanto bate até que fura”. Muitas vezes, realmente, não é fácil mudar, seguimos tirando leite de pedra, mas uma hora ou outra as coisas se acertam, não importam quantas pedras no caminho apareçam.


Fernando Christófaro Salgado