Google Website Translator

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Moonlight


Não vejo méritos nela
Mesmo sendo tão bela
Nada faz por merecer
Trapaceia pra aparecer

Quem deveria receber as honras
É relegado ao segundo plano
Apesar de ser a verdadeira estrela
Não aparece nas noites do ano

Mas a questão do momento
Tem a ver com reconhecimento
Uns se evidenciam bem mais
Esquece-se de quem realmente faz

Enquanto a luz que possuímos
Iluminar apenas outros corpos
Nossa vida será sempre assim
Estaremos num esquecimento sem fim


Fernando Christófaro Salgado.

domingo, 15 de maio de 2011

O dilema das diferenças

Um dos provérbios de que mais gosto é o que diz: “Nem tudo que reluz é ouro”, trocando em miúdos, as coisas nem sempre são do jeito que parecem ser. Existem pessoas com pensamentos, sentimentos, valores e atitudes que se confrontam e, em uma primeira análise, são estas diferenças que geram os mais diversos tipos de conflitos, desentendimentos e a famigerada inveja.
Todas as semanas milhares de pessoas tentam mudar de vida apostando nos mais diversos jogos oferecidos pelas casas lotéricas. Visualizam facilmente os luxuosos automóveis que poderão comprar, sonham com viagens pelos mais deslumbrantes lugares do mundo, e planejam viver em belas casas com piscina e todo o conforto, casas que terão o orgulho de chamar de lar.
Chega a ser engraçado pensar que o que é sonho para uns é a mais pura realidade para outros. É sabido que, diante do tamanho da população brasileira, são pouquíssimos os agraciados com prêmios lotéricos. Para tentar mudar de vida e atingir sonhos de consumo só resta aos simples mortais umas das mais antigas atividades do homem, o trabalho.
Infelizmente, não são todos que entendem que as diferenças financeiras que separam os homens não são responsáveis por deixar um rico ou um pobre bem consigo mesmo. Neste contexto, ser diferente é ruim. O rico enxerga o pobre como incapaz e infeliz. Tem medo dos mendigos maltrapilhos que dormem sob os viadutos. O pobre, por sua vez, acaba enveredando pelos caminhos do roubo e do assassínio para conquistar coisas que só os ricos possuem, almeja a vida de rico, sem ter conhecimento dos vícios, exageros e sentimentos de solidão que a riqueza pode trazer.
Cometeríamos grande erro se disséssemos que todos os ricos são mais felizes que os pobres, de outra forma, não teríamos celebridades e grandes empresários cometendo suicídio. Não teríamos gente com muito dinheiro vendo seus entes queridos serem seqüestrados e mortos por viverem o sonho dos outros. Também não veríamos o sorriso largo no rosto de gente simples, de bem, que apesar de morar em favelas, sabe conviver com as diferenças que sempre hão de existir e trabalham dia a dia, com o intuito de encontrar caminhos para uma vida melhor.
As diferenças existem em todos os âmbitos de nossas vidas. Nas classes sociais, na religião, no futebol, na política, no sexo e nas experiências únicas por que passamos. Ser diferente é bom ou ruim? Depende apenas de como você enxerga e vive sua vida.


Fernando Christófaro Salgado.