Google Website Translator

sábado, 12 de novembro de 2011

Os outros


Sim, nunca ache que você está imune a qualquer decepção. Coisas podem dar errado, é normal em nossas vidas que elas dêem, mas descobrir fatos inesperados que envolvem você e pessoas em você tinha total confiança não é o melhor dos mundos.
É estranho pensar que enquanto você está sendo totalmente aberto e sincero com alguma pessoa, procurando entender e aceitar sua situação, que ela esteja escondendo tudo de você, literalmente te enganando, e ainda sofrendo por dentro, desnecessariamente.
A verdade, por mais que tardia, sempre vem à tona. Talvez não surja de imediato, e é melhor que seja assim. Talvez ela surja apenas quando estivermos prontos para recebê-la, mas nem sempre temos essa sorte.
Bem, não podemos culpar completamente os outros. Suas motivações podem não ser de todo criticáveis, mas com sentimentos alheios não devemos brincar. Em situações insustentáveis, onde seu pensamento esteja constantemente distante da pessoa que você se relaciona, o melhor mesmo é se afastar o mais depressa possível para não fomentar a decepção futura.
Por mais que achemos conhecer os outros, por mais que tentemos compreendê-los, nunca estaremos emparelhados com seus sentimentos mais íntimos. Nunca poderemos compartilhar verdadeiramente o que se passa em suas cabeças senão através das palavras proferidas por eles, que podem, ou não, serem acompanhadas de sinceridade.
A confiança se constrói com o tempo, entretanto pode ser destruída mais rápido que um suspiro. O que pode ser pior, ser traído em pensamentos e sonhos ou fisicamente? A resposta é extremamente difícil.
Os outros vão ser sempre os outros, mas você pode e deve dominar o que pensa e o que sente. Você tem a obrigação, ao menos, de ser sincero consigo e não sofrer e nem envolver outras pessoas bem intencionadas na busca por seus objetivos improváveis.
Espere seu momento. Todos têm a sua hora e irão clarear seus pensamentos com as verdades que lhes cabem, só não envolva pessoas desnecessariamente em sua caminhada.


Fernando Christófaro Salgado.