Google Website Translator

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Quando o futuro se esvai


É certo dizer que nada dura para sempre? Prefiro acreditar que não. Nossos bons pensamentos e sentimentos genuínos alimentam nossa alma e nos acompanham por gerações e gerações. Por maiores que sejam nossos desafios e contratempos, nossos erros, tropeços e decepções, aquilo que aprendemos a duras penas terá um sentido de ser que um dia poderemos compreender.
Estamos realmente amarrados a um destino irrevogável? Novamente, prefiro acreditar que não. Na maioria das vezes podemos escolher qual caminho seguir, mas há situações onde vemos se esvair o futuro que planejamos, seja pelas circunstâncias do momento, ou mesmo pela necessidade de cumprirmos não um destino milimetricamente predefinido, mas apenas algumas etapas imprescindíveis para o nosso crescimento pessoal. Sentir o futuro planejado se esvair é o mesmo sentimento que temos quando tentamos pegar um punhado de areia com as mãos e no final ficam apenas poucos grãos pra contar história.
Todos somos responsáveis por nossas escolhas e decisões, o que ocorre é que muitas vezes as tomados influenciados por pessoas que não nos querem bem, infelizmente estas pessoas são lobos em pele de cordeiros, que em seu íntimo carregam uma inveja desmedida e que, direta ou indiretamente, são responsáveis por alterar os planos futuros de pessoas que talvez nem conheçam e que entretanto fazem parte do convívio de quem estão influenciando negativamente.
O que pensar da frase “Diga com quem tu andas e te direis quem és”? Apesar de cada indivíduo carregar sua personalidade, somos sim influenciados pelas pessoas de nosso convívio, para o bem ou para o mal, em menor ou maior grau. Podemos ser inseridos em um meio onde existem pessoas que nos inspiram confiança e passamos a nos espelhar em algumas de suas atitudes, a freqüentar os mesmos lugares que elas e a curtir as mesmas músicas. Porém, é preciso lembrar que nem sempre afinidade pode se definir como amizade. Pessoas que confundem isto podem ser rotuladas indevidamente pelas companhias que possuem. Uma amizade é construída através de um processo longo, onde a intimidade pode ser compartilhada sem receios e as vitórias, conquistas e a felicidade do outro são comemoradas como se nos fossem próprias.
Somos seres que necessitam se relacionar com outras pessoas e também necessitamos planejar nosso futuro e, certamente, olhando para frente, temos que visualizar quem estará conosco em nossa caminhada. É necessário que as nossas relações estejam bastante enraizadas de forma que nenhuma influência negativa possa vir a desvirtuar o que esperamos alcançar lá na frente.


Fernando Christófaro Salgado