Google Website Translator

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dias de chuva

Não sei bem o motivo, mas nos dias em que acordo e o tempo está nublado, e a chuva começa a cair forte, uma ponta de tristeza alfineta meu coração. Que bem entendam os irmãos do sertão, sei o valor que a chuva tem. Mas aqui, na cidade grande, quase ninguém gosta quando ela vem.
Chuva tem sido sinônimo de morte, terra, água, lama descendo o barranco. Quem não der sorte perde o barraco, são muros que cedem ou bueiros entupidos, rios que transbordam inundando ruas e avenidas. Automóveis se tornam barcos à deriva e a força da água sai arrastando a tudo e a todos.
Tanta água e tanta destruição acabam por criar outro tipo de rio. São os rios de lágrimas dos familiares que ficam, ou das pessoas que perdem tudo o que demoraram uma vida inteira para construir, em uma única enchente.
Acredito que tudo o que vem em excesso é prejudicial, e com a chuva não é diferente. Nós, enquanto seres humanos, somos dotados do poder de controlar muitas coisas, mas ainda não conseguimos controlar a natureza, que revela sua ira a cada dia e nos mostra que em poucos minutos pode nos causar muitos estragos.
Podemos sim, viabilizar meios de prevenir os prejuízos e muito desta prevenção passa pela educação da população. Se não houvesse tanto lixo nas ruas e se fosse proibida a construção em áreas de risco, com certeza os problemas seriam menores.
Dias de chuva também me entediam, pois tudo fica mais difícil, o trânsito pára, o guarda-chuva virá ao avesso, a roupa encharca e nos fins de semana nos vemos ilhados em casa, impedidos de fazer aquele churrasco com os amigos ou de jogar a peladinha de domingo.
Durante esses dias, em que muitos pensam em não sair de casa e ficar debaixo das cobertas, pensemos que existem muitas pessoas que necessitam do nosso auxilio e mesmo que seja à distância, elevemos nosso pensamento, pedindo para as vítimas suportarem com vigor e fé as provas que lhes forem impostas.

Fernando Christófaro Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário