Google Website Translator

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Firmando compromissos

Existem palavras que mesmo não sendo sinônimas devem ser consideradas como tal. Um exemplo são as palavras compromisso e responsabilidade.
Segue o significado destas palavras, de acordo com o dicionário Aurélio:
Compromisso: “Ato pelo qual litigantes se sujeitam a acatar a decisão de um terceiro: preferir um compromisso a um processo. / Obrigação; promessa mais ou menos solene. / Acordo.”
Responsabilidade: “Obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros. / Caráter ou estado do que é responsável.”
Em ambas as descrições surge a palavra “obrigação”. Quando se firma um compromisso assume-se que, de forma responsável, ele será obrigatoriamente cumprido.
Compromissos são sempre combinados ou agendados com terceiros e nesses casos vale mais a palavra falada do que a escrita.
As premissas para que eles sejam acatados são: chegar sempre na hora marcada (de preferência com alguns minutos de antecedência) e NUNCA alterar o que foi combinado (pelo menos não sem aviso prévio).
Na correria em que vivemos não há tempo para esperar e nem mesmo para errar. Firmar compromissos que não podem ser executados em sua plenitude é dar um tiro no próprio pé. Vai-se perdendo a credibilidade e a paciência de quem sempre espera, um dia acaba.
Reflitam quantas vezes uma pessoa marcou uma hora com você e se atrasou. Quantas horas você já ficou esperando para ser atendido no médico ou no dentista?
Nossa vida é cheia de compromissos, muitos deles são inadiáveis, outros são entediantes, outros urgentes e temos ainda os divertidos, mas todos eles têm sua data e hora previamente definidas. Quebrar esta regra é descumprir com a palavra e desrespeitar o próximo.
Organizar-se e planejar-se é fundamental. A menos que você queira se afastar de alguém ou tornar uma relação difícil nunca deixe de cumprir com seus compromissos firmados!


Fernando Christófaro Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário