Google Website Translator

domingo, 12 de dezembro de 2010

Revelações inesperadas

Como já diz o ditado, “nem tudo que reluz é ouro”. Surpresas boas, logicamente, são sempre bem vindas, mas o desapontamento que temos com algumas revelações inesperadas são fonte de tristezas que machucam e demoram a cicatrizar.
Por mais que acreditemos conhecer bem uma pessoa, ainda assim, não estamos livres de sermos surpreendidos negativamente por elas. Sem motivo, ao menos aparente, alguns indivíduos apresentam ações, reações ou decisões que contrariam completamente o bom histórico da relação que possuíam conosco, se revelando verdadeiros estranhos.
Por maior que seja a complexidade de nossas mentes, o tamanho de nossos problemas ou as diferenças que possuímos entre nós, sempre existirá a busca pelo equilíbrio que proporciona nosso convívio em sociedade e nossa evolução como pessoas; ao menos este é um dos pontos do que é esperado de nós. Agir de forma diferente disto é fugir da nossa natureza humana e retroceder na própria capacidade de desenvolvimento e aprendizado, é estacionar na própria existência, se fechando para as oportunidades que a vida oferece.
Quando uma pessoa de nosso convívio próximo se revela o contrário daquilo que idealizávamos, geralmente tomamos um baque que nos paralisa, nos deixa totalmente sem reação. Saber da insignificância que temos para alguém que era merecedor de toda nossa confiança e atenção não é fácil.
Tentar entender o que se passa na cabeça dos outros é um trabalho para profissionais, e mesmos estes não são capazes de desvendar todas as potencialidades e especificidades da mente. Pessoas com problemas muitas vezes não aceitam que os têm e se tornam individualistas, não aceitam a ajuda ou opinião de ninguém, pensam ser auto-suficientes para tudo e acabam por descontar suas frustrações em quem estiver mais próximo, independentemente de quem seja.
A instabilidade emocional e a falta de uma boa estrutura familiar são fatores que contribuem para que pessoas possam perder o equilíbrio, mas nada justifica a falta de consideração que é apresentada por aqueles que exibem atitudes repreensíveis e inesperadas sem motivos aparentes, nada justifica o orgulho e o egoísmo de quem renega uma história de vida por causas próprias e desconhecidas. Nada justifica um súbito revés em uma relação sólida, seja de amizade, familiar ou amorosa.
Quando somos pegos assim de surpresa, por este péssimo tipo de surpresa, não há muito que fazer. Mesmo que se construa o entendimento novamente, as estruturas da relação se manterão sempre abaladas.


Fernando Christófaro Salgado.

5 comentários:

  1. Fernando.

    Cada pessoa é diferente. Aprendi que não devo esperar nada do próximo, mas busco ser o melhor que posso.
    A partir do momento que passo a me conhecer, de fato, me aceitando e me valorizando vou aprendendo a compreender melhor as pessoas. Cada um só dá o que se tem, assim, por mais que seja amigo, é ser humano e sujeito a tempestades.
    Eu só me magoo se eu permito e não porque outras pessoas me magoaram. Sou o responsável por minhas reações e assim, sofrer para quê, pela atitude infeliz de alguém?

    De qualquer forma, meu Amigo, é um grande aprendizado. DEvemos nos perguntar se, a cada dificuldade assim, aprendemos algo para o nosso crescimento enquanto ser humano.

    Um grande abraço, Amigão!!!

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal, meu amigo!

    Que Deus encha a sua vida de alegria sempre!!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Feliz Ano Novo, Fernando!!

    Paz, Amor e Luz pra você!!!! E para a sua família!

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo

    Hoje a minha visita
    é para agradecer.
    Cada visita sua ao meu espaço
    de sentimentos,
    inspira alegrias em
    minha vida,
    e leva o que de melhor
    existe em mim.

    Sua amizade é preciosa
    em minha vida,
    e há de continuar a ser
    neste novo ano
    que está nascendo.

    ResponderExcluir
  5. Lendo sua postagem, lembrei de um trecho de um texto de Emmanuel(Chico Xavier).
    "Auxilia muito.
    Espera pouco.
    Serve sempre.
    Espalha a felicidade no caminho alheio,
    quanto seja possível."

    Abraços para ti Fernando!

    ResponderExcluir