Google Website Translator

sábado, 17 de setembro de 2011

Basta saber


Existem coisas que ainda não podem ser compreendidas por nós. São diversos questionamentos que não podemos responder. Essa situação, por vezes, nos causa certo desconforto e inquietação. Ansiamos por respostas que nos convençam de que tudo tem um motivo de ser.
Pessoas entram e saem de nossas vidas, mas existem algumas que permanecem por mais tempo. São aquelas com que estabelecemos laços mais fortes, difíceis de serem desfeitos por qualquer intempérie.
Mesmo assim, existe uma hora em que temos que dizer adeus e nos separar daquelas que são mais queridas. Esta hora chega de duas maneiras distintas, ambas causando momentos de dor e tristeza, ou elas nos deixam por livre e espontânea vontade, ou por ter chegado o momento de partir para o plano espiritual.
É difícil aceitar que dessas pessoas não teremos mais notícias, não veremos mais seus sorrisos, não poderemos mais abraçá-las e dizer o quanto elas são importantes para nós. Talvez elas tenham partido sem se dar conta disso ou, se deram conta, e não nos valorizaram o quanto que gostaríamos.
Porém, não é difícil nos pegarmos pensando nos motivos que levaram ao rompimento inesperado de relações que nos faziam tão bem, que nos traziam conforto, segurança e que nos instigavam a planejar um futuro diferente, com protagonistas e em lugares e situações imaginadas que beiravam a perfeição.
Talvez nosso maior problema seja justamente este. Acreditamos poder alcançar uma perfeição que, infelizmente, não seremos capazes de atingir. Não por falta da nossa vontade, obviamente queremos que tudo dê certo no convívio com as pessoas que amamos, porém, esquecemos que o que a gente quer nem sempre é o que acontece e nem sempre é o que os outros querem.
Podemos e devemos planejar nosso futuro, tudo que é bem planejado acaba sendo mais fácil de ser executado. Este planejamento, entretanto, deve girar em torno de certas convicções:
1) Sem o apoio da família dificilmente avançamos em qualquer campo da vida, mas um dia nossos pais, irmãos, avós, tios e primos não estarão mais aqui para nos dar o suporte que tanto precisamos ou para presenciar tudo aquilo que gostaríamos.
2) Mesmo nossos amigos mais próximos podem se distanciar de uma hora para outra e deixar de fazer parte de nossas vidas.
3) Pessoas podem ser inesquecíveis, mas não são insubstituíveis. Não existe um único amor. Só nós mesmo que não podemos ser substituídos por ninguém e perder o amor próprio.
Alguma coisa sempre muda, seja pra melhor ou pra pior. Sendo assim, basta saber que com força de vontade, perseverança, fé e humildade somos capazes de nos adaptar e fazer das mudanças a nossa nova realidade.


Fernando Christófaro Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário