Google Website Translator

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Quando o futuro se esvai


É certo dizer que nada dura para sempre? Prefiro acreditar que não. Nossos bons pensamentos e sentimentos genuínos alimentam nossa alma e nos acompanham por gerações e gerações. Por maiores que sejam nossos desafios e contratempos, nossos erros, tropeços e decepções, aquilo que aprendemos a duras penas terá um sentido de ser que um dia poderemos compreender.
Estamos realmente amarrados a um destino irrevogável? Novamente, prefiro acreditar que não. Na maioria das vezes podemos escolher qual caminho seguir, mas há situações onde vemos se esvair o futuro que planejamos, seja pelas circunstâncias do momento, ou mesmo pela necessidade de cumprirmos não um destino milimetricamente predefinido, mas apenas algumas etapas imprescindíveis para o nosso crescimento pessoal. Sentir o futuro planejado se esvair é o mesmo sentimento que temos quando tentamos pegar um punhado de areia com as mãos e no final ficam apenas poucos grãos pra contar história.
Todos somos responsáveis por nossas escolhas e decisões, o que ocorre é que muitas vezes as tomados influenciados por pessoas que não nos querem bem, infelizmente estas pessoas são lobos em pele de cordeiros, que em seu íntimo carregam uma inveja desmedida e que, direta ou indiretamente, são responsáveis por alterar os planos futuros de pessoas que talvez nem conheçam e que entretanto fazem parte do convívio de quem estão influenciando negativamente.
O que pensar da frase “Diga com quem tu andas e te direis quem és”? Apesar de cada indivíduo carregar sua personalidade, somos sim influenciados pelas pessoas de nosso convívio, para o bem ou para o mal, em menor ou maior grau. Podemos ser inseridos em um meio onde existem pessoas que nos inspiram confiança e passamos a nos espelhar em algumas de suas atitudes, a freqüentar os mesmos lugares que elas e a curtir as mesmas músicas. Porém, é preciso lembrar que nem sempre afinidade pode se definir como amizade. Pessoas que confundem isto podem ser rotuladas indevidamente pelas companhias que possuem. Uma amizade é construída através de um processo longo, onde a intimidade pode ser compartilhada sem receios e as vitórias, conquistas e a felicidade do outro são comemoradas como se nos fossem próprias.
Somos seres que necessitam se relacionar com outras pessoas e também necessitamos planejar nosso futuro e, certamente, olhando para frente, temos que visualizar quem estará conosco em nossa caminhada. É necessário que as nossas relações estejam bastante enraizadas de forma que nenhuma influência negativa possa vir a desvirtuar o que esperamos alcançar lá na frente.


Fernando Christófaro Salgado

5 comentários:

  1. http://super.abril.com.br/blogs/como-pessoas-funcionam/ter-amigos-por-perto-traz-beneficios-imediatos-para-o-cerebro-em-momentos-ruins/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernando!

    Há quanto tempo, hein? Não sei se ainda se lembra de mim, mas eu era a dona do blog "A Fênix que Renasce". Digo "era" porque, há poucos meses, desliguei o blog. Fiz isso porque precisava (preciso) recomeçar com um blog em branco, livre das marcas do passado, no qual eu possa mostrar as minhas novas poesias. A Fênix tinha toda uma bagagem, uma carga, que não quero mais na minha vida.

    Hoje senti muita falta de alguns amigos blogueiros, pessoas especiais que conheci. E, depois de tanto tempo em silêncio, voltada para os meus estudos linguísticos e poéticos (pois passei esses últimos tempos, escrevendo e lendo muito), resolvi dar um "oi" a alguns de vocês. Desejo muito que alguns dos meus amigos virtuais estejam ao meu lado no meu retorno como escritora/poeta (que vai demorar ainda mais um pouquinho, mas que já planejo).

    Bom, pretendo retornar aqui para ver se deixou alguma resposta para mim, pois quero mesmo ter notícias suas. Querendo falar comigo, é só mandar um e-mail para lanesakura@gmail.com

    Beijos no coração, meu amigo.

    Saudades...

    ResponderExcluir
  3. Olá Elaine,

    Infelizmente não tenho tido tempo para dedicar ao blog. Bom saber que pretende voltar a escrever seus poemas! Também gostava dos seus desenhos, não deixe de incluí-los na sua nova empreitada!

    Tudo de bom pra ti!

    Abraços,

    Fernando C. Salgado.

    ResponderExcluir
  4. que lindo blog Fernando. Não sei se vc vai se lembrar de mim, trabalhamos juntos na ASBX, eu trabalhava na telefonia e compras. Por acaso achei seu blog na rede. Sucesso e parabéns, está tudo muito bem escrito e muito bonito. Vou te colocar na lista de recomendações do meu blog :)

    Abç,
    Aline - www.maniadelady.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu amigo Fernando!

    Como está? Espero que bem.

    Retornei à blogosfera, meu amigo. Agora com objetivos bastante claros dentro de mim e, dessa vez, pretendo ir com mais calma.

    Eis o meu novo endereço: http://ocantoeosilenciodoverbo.blogspot.com.br/

    Querendo me visitar e ler, será sempre muito bem-vindo!

    Beijão!

    ResponderExcluir