Google Website Translator

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Silêncio, o pior dos castigos

Um gosto amargo na boca prevalece quando estamos sofrendo, é como se tudo perdesse o sabor, com digestão não funcionando corretamente e o sistema nervoso não colaborando. Têm horas em que suamos frio e enfraquecemos com a queda de pressão, este conjunto de sintomas indesejáveis não é, de certo, nada agradável. Sofrer é inerente ao ser humano, que habita este mundo para evoluir, mas caminhamos com uma lentidão estonteante para atingir um grau evolutivo que elimine o sofrimento como meio para esta tão almejada evolução. Durante o curso de nossas vidas somos recorrentemente castigados, sejam por doenças, acidentes, perdas materiais ou afetivas, mas, a meu ver, o pior dos castigos é o silêncio. Quando alguém se silencia está renegando totalmente o outro, esta usando uma arma poderosa que impede qualquer aproximação, excluindo definitivamente de seu mundo a pessoa com quem se nega a falar, se recusando a dar e a receber notícias. Nos presídios o castigo máximo é enviar um detento para a “solitária”, lá, isolado do mundo, ele não tem com quem conversar e no silêncio sem fim pode vir a enlouquecer, se permanecer por um longo período de tempo nesta situação de exclusão.
O silêncio é um veneno cruel que não devia ser aplicado nem sobre os nossos piores inimigos, muito menos diante das pessoas que um dia amamos ou que foram amadas por nós.
Quando quiser castigar alguém, esqueça o silêncio, talvez uma simples conversa possa deixar claro que existem outros caminhos para resolução de problemas.


Fernando Christófaro Salgado.

3 comentários:

  1. Se o silêncio pode ser negativo, não tenho dúvidas de benefícios que elas também trazem.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Fernando! Há muito tempo não venho aqui. Desculpe... aconteceram tantas coisas. Pelo visto, na sua vida também, pois o seu blog está parado há mais de um ano, pelo que pude ver agora. Confesso que fiquei com o coração apertado...

    Será que poderia me mandar um e-mail, caso veja este comentário? Ficaria feliz em receber notícias suas.


    Beijos e espero sinceramente que esteja muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Imagina, meu amigo! Não precisa agradecer. Eu que lhe agradeço pela visita. Espero que muito em breve você volte a publicar seus belos textos neste blog. Beijão!

    ResponderExcluir