Google Website Translator

domingo, 18 de outubro de 2009

Lágrimas, um alívio para a alma

Simples gotas que escorrem lentamente ou jorram como a água de um encanamento com defeito, as lágrimas estão sempre presentes em nossas vidas! Estive pensando, acredito que elas sejam a melhor forma de demonstrar o que nossa alma sente.
Quando nascemos, saímos da barriga de nossas mães em prantos, talvez nossa alma pressinta desde o primeiro momento que os desafios futuros não serão fáceis ou que sair da proteção do útero para encarar o mundo será uma tarefa árdua.
Nas mais variadas situações, sentimos vontade de chorar, e choramos. Quando crianças, choramos para chamar a atenção, por que nos machucamos, quando ficamos sozinhos ou quando estamos doentes. Quando jovens ou adultos choramos por nos frustrarmos, pelo término de um relacionamento, choramos de raiva ou de alegria, choramos pelas nossas perdas e fracassos, pelas nossas desilusões e por tantas outras coisas.
Todas as vezes que choro, sinto um alívio imenso dentro do meu peito, é como se meu sentimento tomasse a forma de lágrimas e pudesse ser, de alguma maneira, externado, representando algo que não pode mais ficar represado dentro de mim.
Conheço pessoas que morrem de medo de chorar. Têm vergonha do que os outros vão pensar e deixam que seus sentimentos fiquem enclausurados dentro de si. Afligem a própria alma, não permitindo que ela demonstre fisicamente aquilo que deveria ser exposto.
É mais comum chorarmos por coisas tristes ou em ocasiões ruins, mas já chorei de felicidade, quem nunca chorou? As lágrimas são expressões da nossa emoção momentânea, surgindo quando temos alterações que afetam nosso íntimo. Nunca devemos reter nossas lágrimas, o papel delas é o de deixar evidente o nosso estado de espírito.
Derramar lágrimas nunca é ruim, ruim é se enganar achando que a frieza diante de um episódio infeliz será mais benéfica ou que a opinião dos outros sobre seus olhos inchados terá mais valor do que você ter a alma aliviada.

Fernando Christófaro Salgado.

Um comentário:

  1. Meu amigo, muito legal este texto.
    A lágrima é sempre bom porque é uma forma de descarregarmos a nossa emoção retida.

    Obrigado pelo texto que valeu muito!!!

    Abraços,
    Jorge

    ResponderExcluir