Google Website Translator

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Nada é impossível

Antes de começar a escrever já sei a frase com que vou terminar este texto, é uma frase que acabei de ver em filme, onde o mocinho transmite toda confiança para a garota de sua vida. Irei falar aqui um pouco sobre como nossa vida pode fluir de acordo com nossas escolhas e, principalmente, de acordo com a maneira com que enxergamos nossos desafios e obstáculos.
Oportunamente também, gostaria de registrar as palavras proferidas hoje pelo diretor geral da empresa em que trabalho, que se referem justamente à maneira como vemos a vida. Disse ele, com muita propriedade, que podemos ser o que quisermos nunca deixando de ser nós mesmos. Explicarei melhor.
Temos o costume de comparar tudo o que temos, fazemos ou somos com o que os outros possuem, fazem ou são. Deixamos de definir nossos próprios objetivos para seguir os objetivos dos outros ou os que são impostos a nós por familiares ou pessoas próximas.
Sempre o carro do vizinho é o melhor, o emprego do primo é o melhor, a casa do amigo é maior, seu irmão tem mais amigos que você, seu curso é o mais chato, você é o único do seu meio social que nunca viajou de avião, você é o único da família que não possui TV de LCD, você está longe de ser o melhor da turma ou nunca faz nada fora da sua rotina.
Ao invés de fazermos comparações que em nada acrescentam para nós deveríamos procurar entender os motivos que fizeram com que as outras pessoas obtivessem maior sucesso que nós em determinada empreitada.
Devemos pensar que tudo o que temos é o melhor que existe, pois foi o que conseguimos adquirir com nosso próprio esforço, foi o que pudemos conquistar e dizer com orgulho que foi fruto de nosso trabalho.
Toda e qualquer mudança que possa gerar crescimento pessoal, profissional ou financeiro depende muito mais de nós mesmos e de nossa força de vontade do que de qualquer outra coisa.
Não deixar de ser nós mesmos significa acreditar em si, dar valor as coisas que possui, definir objetivos próprios e planejar maneiras para ultrapassá-los o mais rápido possível, sempre ampliando os horizontes. Significa manter a retidão do caráter e a fé.
Deixemos as reclamações de lado, expurgando a inveja e os pensamentos negativos de que não somos capazes de ter, ser ou fazer o que outras pessoas conseguem. Para quem tem fé e acredita na força do amor, nada é impossível, e mesmo que o tempo pareça ser um inimigo, nunca esmoreça, sempre diga para si: “Eu vou fazer dar certo, eu prometo!”.

Fernando Christófaro Salgado.

5 comentários:

  1. Gostei muito das suas palavras...
    Por quê será que somos assim, né?
    Seria tão mais fácil se deixássemos de lado os outros e contentássemos somente com o que temos e com o que somos.
    Com certeza nossa vida seria bem mais leve...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, meu amigo,
    Somos os construtores do nosso "destino". Comparando ou não com outros, é o caminho que estamos a construir. Naturalmente o retorno será o vazio pois não construimos em nós a estrutura para alicerçarmos o Amor na vida. A vida é feita de escolhas, assim, cada um escolhe e colhe sempre. É Lei. Na realidade em hipótese nenhum podemos reclamar da vida. Se o fazemos é porque nos consideramos vítima. E quem é vítima se não de si mesmo, não é mesmo?
    Gostei muito desta postagem sua, pois nos faz relembrar sempre que se queremos algo, devemos lutar pois só assim poderemos nos considerar vitoriosos mesmo não tendo sucesso. Vale a busca da superação. No esforço está a nossa vitória.

    Fernando, um grande abraço,

    Jorge

    ResponderExcluir
  3. "Eu vou fazer dar certo eu prometo"
    Uma promessa que deveriamos fazer prá nós mesmos o tempo todo. Qto a sempre adimirar o que o outro tem, ouvi certa vez um conto que diz algo mais ou menos assim: Certa mulher um dia pela manha chamou seu marido e mostrou a ele o quanto os lençois da vizinha ( que estavam pendurados no varal) estavam sujos, na manha seguinte a mesma coisa ocorreu, no terceiro dia ela o chamou e disse:Veja amor ela conseguiu clarear os lençois estão mais claros, ele respondeu então: Não meu amor fui eu quem limpei nossas vidraças.
    Ou seja, as vezes estamos vendo em contorno indefinido aquilo que o outro tem, e assim não vemos o qto de esforço ele fez para adquirir aquilo que tanto adimiramos.Talvez esteja na hora de limparmos nossas vidraças de esforço, faze-las limpas e prontas para enxergar qto potencial nós temos.
    Amei seu blog.
    estarei sempre deixando minhas pegadinhas por aqui.
    bjos no coração!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando,
    Ótimo texto! Realmente, nada é impossível, o problema existe de fato qdo projetamos nossos objetivos baseado na vida e nas realizações dos outros, assim não tem como dá certo, pq saimos do foco, os nossos objetivos devem estar canalizados de acordo com a nossa vida... normalmente qdo comparamos com a vida alheia, ficamos frustrados, revoltados, culpamos a todos pelo nosso fracasso, enfim, nos perdemos de nós mesmos... portanto, basta perseverarmos, sem perder o "nosso" foco, sempre de acordo com nossas convicções e nossas condições. Parabéns pelo texto!
    Ps. Tem um selinho no meu blog esperando por vc, passa lá pra busca-lo.
    Bjus! Léia.

    ResponderExcluir