Google Website Translator

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O corpo e a mente

Limitadas serão minhas ilações sobre o corpo e a mente, não sou especialista em nenhuma das áreas que abrangem estes complexos sistemas que interagem dia e noite, mas vou me aventurar na tentativa de expor o que meu conhecimento me permite.
Continuando a falar de limites, é sabido que o corpo do ser humano se desenvolve ao longo do tempo e se adapta a diversas situações. A cada competição esportiva, de âmbito internacional, por exemplo, recordes que antigamente pareciam impossíveis de serem quebrados são hoje transpostos com relativa freqüência. A tecnologia contribui, a alimentação contribui, e o trabalho árduo e constante dos atletas é determinante para que as vitórias gloriosas aconteçam.
Para que o corpo trabalhe bem é indispensável que a mente também trabalhe. E para o corpo se desenvolver é preciso que se tenha em mente que nada ocorre da noite para o dia.
O que me trouxe a esta reflexão foi o fato de que há muito tempo não realizava exercícios físicos. Engraçado, como as máquinas, que ficam sem serem utilizadas por um longo período, parece que realmente enferrujamos.
É comum as pessoas dizerem que depois que alguém aprende a andar de bicicleta nunca mais se esquece. Pode não esquecer, mas a pessoa, enquanto esteve parada, deixou de desenvolver novas habilidades e com toda a certeza, caso volte a pedalar, não terá o mesmo pique de antes, quando praticava mais.
É impressionante a maneira como nosso corpo se comporta quando estamos há um longo período sem praticar exercícios e o forçamos a fazer aquilo que ele perdeu o costume de fazer. Nossos limites e resistência se reduzem consideravelmente e nos lembramos dos dias em que não ficávamos com o corpo todo dolorido após uma atividade esportiva.
Assim como nossos músculos nossa mente também se atrofia se não for exercitada com freqüência. Com o tempo e a idade a tendência é que nossa capacidade de memorização se reduza gradativamente. Diante disso, uma situação indevida pode ocorrer. A ociosidade física e mental pode levar a complicações de saúde indesejáveis e até mesmo irreversíveis.
Alinhar o desenvolvimento do corpo e da mente nos traz mais vigor para lidar com as tarefas do dia a dia, mais ânimo para aprender e aumenta a nossa capacidade de reter o conhecimento. Citando a célebre frase do poeta latino Juvenal, ''mens sana in corpore sano'' ou “mente sã em corpo são”, temos a evidência de que quanto mais estivermos tranqüilos, isolando todos os problemas e chateações de nossas vidas, menos teremos complicações de ordem física ou mental, pois muitas delas são conseqüências de nosso stress e nervosismo descontrolado.
Trabalho, trabalho e trabalho. Trabalhar a mente e o corpo constantemente, em busca da melhoria da qualidade de vida, é a única forma de superarmos todos os obstáculos que nos são impostos.

Fernando Christófaro Salgado.

3 comentários:

  1. Muito bom!!!
    Podemos incluir também a frase de Emmanuel, "disciplina, disciplina e disciplina". Pois mente sem disciplina fica muita vez sem controle e daí para não ter controle sobre o corpo e a vida, é um passo.

    Um grande abraço,

    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando
    obrigada pela sua visita

    Vamos unidos participar da Maior Meditação Coletiva da América.

    Um grande abraço
    Julimar

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir