Google Website Translator

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sobre selos e prêmios

Por mais que muitos leitores já estejam familiarizados com os selos e com o significado deles, acredito que nunca é demais estar relembrando ou esclarecendo o motivo que faz com que eles circulem entre os blogs.
No princípio, quando comecei a escrever por aqui, não tinha nem idéia da existência deste tipo de oferenda. O que importava para mim era compartilhar com o mundo virtual meus pensamentos e reflexões e buscar, com os comentários e a participação de visitantes, elevar meus conhecimentos, aprendendo sempre.
Não paramos para pensar, mas temos em nossas mãos uma ferramenta poderosíssima para auxiliar no nosso crescimento, que é a internet. Brinco, às vezes, que o Google é um oráculo, que pode desvendar qualquer mistério e elucidar qualquer tipo de dúvida, trazendo-nos qualquer informação, sobre qualquer assunto.
Os blogs não são muito diferentes. Temos blogs que abordam os mais variados temas e com uma riqueza de detalhes e informações que também são uma grande fonte de conhecimento.
Dentro deste contexto, os selos e prêmios ofertados por quem segue no dia a dia as postagens que lhes interessam, só vêm a agregar. Retirando as exceções, claro, não temos no mundo virtual, especialistas ou conselhos para julgar e analisar cada um dos blogs que existem (não tenho idéia da quantidade, mas a certeza de que são muitos).
Muitos selos e prêmios possuem certas “regras” a serem seguidas, mas o mais importante é entender o motivo e o significado destas regras. Na verdade, elas são apenas orientações que se fazem necessárias para que se forme uma corrente onde possamos estar conhecendo novos espaços e reconhecendo o empenho e o trabalho dos que se dispõem a disponibilizar seu tempo e suas idéias para que outros possam estar aprendendo, pensando e repensando sobre suas atitudes como pessoas e como cidadãos de uma sociedade democrática e livre.
Achei bastante interessante o propósito do selo “Não faço parte do problema, faço parte da solução”, que recebi da amiga Léia Ladeia, do blog “Questão de Opinião” (http://leiacladeia.blogspot.com/). Ele é um selo de utilidade pública, ou seja, tem o objetivo de conscientizar os internautas sobre a preservação do meio ambiente e, por esta razão, deve ser divulgado ao máximo! Para publicar o selo e oferecê-lo a outras pessoas, basta responder a seguinte pergunta: “O que você tem feito para preservar o meio ambiente?”



Acredito que lugar de lixo é sempre no lixo. Sempre quando consumo algum produto dentro do carro ou mesmo quando estou andando pela rua, ao invés de jogar a embalagem pela janela ou no chão, sempre guardo e vou acumulando até ter a oportunidade de despejar tudo na primeira lixeira disponível. A prática da coleta seletiva não é muito disseminada em nosso país, mas quando vejo lixeiras específicas para cada tipo de material sempre deposito os detritos nos locais corretos. São pequenos passos, eu sei, mas cada um tem que fazer a sua a parte, não é mesmo?
A intenção dos selos e prêmios é essa, meus amigos, disseminar idéias ou levar elogios a quem se empenha em fazer algo diferente pelo bem comum!

Ofereço este selo para os seguintes blogs:

Meu aconchego
Saracotear

Fernando Christófaro Salgado.

3 comentários:

  1. Oi Fernando!
    Que grata surpresa receber esse selo.
    Agradeço por lembrar-se do Saracotear.
    E vamos em frente,lutar pela conscientização da Preservação do Meio Ambiente.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando,
    Eu também me encantei com a blogsfera e aprendo muito a cada dia, além de fazer muitas amizades virtuais. O seu blog é maravilhoso pela indiscutível sensibilidade de suas postagens...
    Tenha um lindo final de semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fernando, gostei muito do seu blog. Estou te repassando um selo que está no meu Blog (Espírito Azul). Espero que goste! Abraços!

    ResponderExcluir