Google Website Translator

terça-feira, 3 de novembro de 2009

A essência de cada um

Indubitavelmente as pessoas são capazes de mudar a si mesmas, mas esta mudança não é fácil. Citando o filósofo alemão Arthur Schopenhauer: "É precisamente nas coisas pequeninas que o homem revela o seu caráter".
O caráter não se transfigura da noite para o dia, representa a essência de cada um, ou ainda, a maneira que o um indivíduo é, age e sente diante de todas as circunstâncias da vida.
De nada adianta que se vistam máscaras. De nada adiantam as falsas interpretações teatrais. No apagar das luzes, se não existir a vontade, a convicção e a constância na prática dos comportamentos éticos, a essência pobre e fraca será sempre mantida.
Neste ponto me pergunto: O que é necessário fazer para modificar a essência de uma pessoa? Vou citar um exemplo ocorrido comigo.
Todos os dias, quando estaciono o carro perto do escritório em que trabalho, um tomador de conta me pede um trocado. Como nunca permaneço por muito tempo no local, não costumo deixar-lhe nem um centavo. Além de tomador de conta o indivíduo também lava carros.
Rapaz forte e saudável, ele poderia buscar outra forma de ganhar a vida, mas esta não é a questão em pauta. Não é vergonha pedir quando a necessidade se faz presente, mas vejo diversas pessoas com dificuldades e deficiências físicas que, em vez de apenas estender a mão e marcarem um território como se fossem donos de todas as vagas da rua, estão vendendo balas, água ou refrigerantes nos sinais (ou faróis) de trânsito.
Na semana passada, como tive de ficar por um período maior no escritório pedi que o tomador de conta lavasse meu carro, minha intenção genuína era de ajudá-lo, dando-lhe algum serviço que pudesse ser dignamente remunerado.
Em minha inocência deixe-lhe a chave. Já havia 3 semanas que o carro só via a água da chuva e estava imundo por dentro (tinha ido em um sítio e os tapetes estavam cheios daquela poeira fina deixada pelas calçados dos meus caronas). Subi para o escritório às 10:30 hs, o combinado era que o carro estivesse pronto às 12:00 hs, horário em que teria de sair.
Mais ou menos às 11:00 hs, o rapaz subiu no escritório e foi me chamar, dizendo que o alarme havia disparado. Quando o viu, meu gerente disse: “Ish, Fernando, é esse cara que tá lavando seu carro? Meu santo não bate com o dele!”. O sexto sentido do gerente não havia falhado.
O alarme do meu carro só dispara se o carro for ligado e após o disparo da sirene ele corta toda a parte elétrica, desligando-o. Provavelmente o disparo assustou o rapaz que, fuçando em alguns fusíveis e fios, acabou cortando a sirene.
Quando cheguei ao local, vi que o famigerado tomador havia soltado o freio de mão do carro, que veio a bater fortemente o pára choque traseiro em outro veículo. O prejuízo estava formado.
Pobre rapaz. Teve a chance de fazer um serviço bem feito, conquistar um cliente ou cativar um amigo, mas escolheu mexer em algo que não tinha autorização para fazer. Fiquei triste pelo carro, mas mais triste por ver que existem pessoas que nem quando você se propõe a ajudá-las elas procuram ser ajudadas.
Apesar de saber que ele pode mudar, todo o crédito de confiança que havia depositado nele, por hora, se foi. Peço a Deus que ele não venha a arranhar minha pintura nos próximos dias, e com mais fervor ainda, peço que, das próximas vezes, ele se deixe ajudar e que acabe logo descobrindo que, fazendo as coisas certas, o retorno que ele terá será muito mais satisfatório.

Fernando Christófaro Salgado.

5 comentários:

  1. Amigo,
    Não é a toa que a cada reencarnação se fala de nova personalidade, que significa máscara.
    O interessante é que buscamos ser o que não somos e passarmos a acreditar que somos essa personalidade.
    Tantas decepções são para tirarmos a nossa máscara para sermos nós mesmos, a individualidade.
    Queremos agradar os outros quando necessitamos em primeiro lugar agradar a nós mesmos.
    No caso que contas, o pobre rapaz ainda não tem consciência de si mesmo, daí fazer coisas que só a ele prejudicará, futuramente.
    Quando passo por situações semelhantes, sempre me pergunto o que tenho que aprender, pois se nada é por acaso, algo a vida está me testando. A conclusão que chego é que a vida me desafia a ser o que estudo dentro do Espiritismo, isto é, colocas em prática o que sabes?
    Sabes que tenho aprendido muito assim?

    Um grande abraço,

    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Fernando

    Obrigada por sua visita no meu blog e pelos comentários que me mostram o caminho a seguir.

    Nós só podemos dar aquilo que temos para oferecer, do contrário vem as frustrações e as decepções quando acreditamos que o outro poderia ter feito melhor.
    Somos seres cheio de limitações a caminho de uma evolução que nos custa dores e sofrimentos.
    Graças a doutrina que tem muito a nos ensinar, devemos estar abertos para esses desafios que a vida nos mostra a todo instante.
    Muitas vezes queremos dar oportunidades ao outro que ainda não está preparado para corresponder com as nossas expectativas e aí vem a decepção.

    Mas vamos em frente

    Um grande beijo

    Julimar

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Fernando, Deus também nos dá inúmeras oportunidades através das reencarnações.
    Será que estamos aproveitando?
    Depois que encontrei a Doutrina Espirita realmente comecei o processo de reforma íntima, e este não tem mais fim...
    Mas cada um tem a sua hora.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Fernando!!!

    Mais dois selos, com carinho, prá você!!!
    Venha pegar, tá bom?

    Beijo,

    Jorge

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernando!
    Tem mais um selinho te esperando lá no Saracotear.
    Bjs.

    ResponderExcluir