Google Website Translator

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Praticando elogios

Já há algum tempo venho analisando o quanto algumas palavras podem nos influenciar positiva ou negativamente. Penso (como já disse em outras oportunidades) que esta influência é relativa, ou seja, depende muito da nossa capacidade de absorção e filtragem do que é e do que não é válido para o nosso crescimento pessoal e profissional.
Normalmente não paramos para refletir, mas costumamos reclamar e xingar muito mais do que agradecer e elogiar os outros. É sempre a mesma história: “Fulano não fez aquilo direito!”, “Sicrano sempre chega atrasado!”, “Beltrano é burro demais!”...
Comentários indevidos geralmente geram ruídos na comunicação, ou seja, mesmo que a pessoa que está sendo objeto do comentário não esteja presente no momento em que ele foi dito, fatalmente o que foi expresso sobre ela chegará bastante distorcido aos seus ouvidos, causando-lhe danos ainda maiores.
Soltar farpas sobre os outros é tarefa demasiadamente fácil, mas quantas flechas afiadas estão apontadas para nós sem que sequer saibamos? Devemos nos abster de reclamações e de observações maledicentes para deixarmos também de sermos alvos do mesmo desgosto que podemos levar a outrem.
Ao contrário de termos sempre uma visão negativa sobre as atitudes e sobre o modo de ser de cada um, devemos procurar, sempre que possível, exercitar a prática de elogiar, com sinceridade, algo que lhes diga respeito.
São pequenas coisas, pequenos detalhes, que imperceptivelmente, tanto para o emissor da mensagem quanto para o receptor, acabam por revigorar e dar energia e ânimo para que se continue a seguir em frente durante um dia difícil.
Quem não gosta de receber um elogio? Para quem emite é de graça, se gasta no máximo um sorriso e para quem recebe é sempre um incentivo a mais para que se continue pelo mesmo caminho, buscando sempre a melhoria.
Todas as vezes que receber um elogio agradeça e pense se é dele merecedor. Os elogios devem nos motivar a querer fazer mais do que fazemos hoje. Para mim não há nada bom que não possa ser melhorado. Estamos em constante aprendizado e devemos ter as palavras de carinho, afeto e consideração como combustíveis para nos tirar da inércia que muitas vezes nos impomos.
Elogie mais, seja a aparência, seja a atitude, seja um dom ou uma virtude, valorize as pessoas do seu convívio, você irá se sentir melhor e elas terão sempre motivos para lembrar bem de você e para ficarem mais felizes.

Fernando Christófaro Salgado.

2 comentários:

  1. O elogio é um ato de gentileza. Adorei o seu comentário em "ninguém se cruza por acaso" em meu blog. Obrigadaa.

    ResponderExcluir
  2. Deginitivamente el mundo podria ser uno mucho mejor si nos enfocamos en el uso de lenguaje positivo.
    Que bueno que te encontré!
    Un abrazo.

    ResponderExcluir