Google Website Translator

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Um novo tom

Algumas previsões, por mais acertadas ou carregadas de credibilidade que pareçam ser, podem não vir a se concretizar. Fiquei muito surpreso ao ler a frase de Thomas Watson, presidente da IBM, proferida em 1943: "Penso que há, talvez no mundo, mercado para 5 computadores!".
A evolução tecnológica tem ocorrido de uma forma surpreendentemente rápida. Há poucas décadas atrás tínhamos as TV’s em preto e branco, os LP’s e as fitas cassetes, além das máquinas de escrever. Os telefones sem fio eram artigo de luxo e ainda não existia essa praga que infestou o mundo, chamada celular.
Não há quem viva hoje sem este artigo, que de inexistente passou a ser indispensável. Da mesma forma, não há como negar que a tecnologia embarcada nesses aparelhos facilitou a comunicação, reduzindo os preços das operadoras de telefonia e agregando recursos antes exclusivos aos computadores e a outros equipamentos, como o envio de mensagens de texto, de fotos e a reprodução de músicas e vídeos.
Atualmente, andando pelas ruas, é impossível não se ver alguém manuseando os aparelhos cada vez menores e com mais inovações. Conheço pessoas que possuem um aparelho de cada operadora. Tornamos-nos, de certa forma, escravos da tecnologia.
A cada incremento, a cada avanço ou lançamento, almejamos o novo, nos impressionamos com os modernos diferenciais oferecidos e consumimos tudo o que estiver ao nosso alcance. O velho entra no esquecimento e é descartado ou vendido a preços irrisórios. De uma maneira ou de outra, mesmo que tentemos preservá-lo, ele acabará entrando em desuso. Como sempre, temos que acompanhar a evolução, senão ficamos para trás.
Pode-se perceber que todas as mudanças dão um novo tom em nossas vidas. A inventividade do homem não tem limites e muito do que antes assistíamos em filmes de ficção científica, hoje se tornou realidade, presente em nosso cotidiano.
Imaginem se de repente desaparecessem todos os apetrechos tecnológicos de que dispomos hoje para nossa maior comodidade, lazer e facilidade de comunicação. Se sumissem do mapa todos os computadores, todas as máquinas fotográficas digitais, todos os celulares, todos os aparelhos de MP3 ou GPS, qual seria o impacto disso tudo para nós?
Com toda a certeza teríamos um grande atraso em todos os nossos afazeres e perderíamos muito do que já conquistamos. Tudo vem há seu tempo, as conquistas dos homens de hoje são resultado da evolução constante advinda dos trabalhos de muitos que nos antecederam.
Infelizmente não podemos prever com exatidão os rumos que os avanços tecnológicos e científicos irão tomar, mas podemos afirmar, com certeza, que ainda surgirão várias coisas que farão parte de nossas vidas e que nem sequer foram inventadas.

Fernando Christófaro Salgado.

3 comentários:

  1. Fernando

    Tem um selo de Natal prá vc!!

    abração,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Fernando,
    A tecnologia devia ser instrumento não apenas para o nosso desenvolvimento intelectual mas também no campo da moral e ética. O que vemos hoje é o homem cada vez mais inteligente e cada vez menos sensível. Cultuamos a Terra como se ela fosse nossa residência definitiva. Falam que falta educação ao homem. Sem dúvida isso é primordial, mas não devemos esquecer que somos imortais, já vivemos inúmeras vezes e mesmo assim, parece que esta é a nossa primeira reencarnação. As leis divinas estão gravadas na nossa consci~encia, assim, não existe, de fato, justificativa para sermos assim. Acredito que estamos ainda fugindo de nós mesmos, não queremos encarar a vida como deve ser. Reconheço quanto é díficil mudar algo que já vem de longo tempo, mas tudo que estamos hoje, assimilamos da vida. Jesus já sabia disso há mais de 2000 anos com "orar e vigiar". Será que estamos fazendo isso?

    Meu amigo, desculpe ficar filosofando....e questionando.

    Um grande abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  3. Meu bom amigo boa noite. Lembro 1967 quando aqui em Porto Alegre comecei a lidar com computadores. Eram salas enormes com as máquinas e os periféricos meu Deus hoje tenho que rir ao lembrar. Mas esta ai a evolução e fico feliz de fazer parte dessa história claro que no anonimato mas tive aqui parcela de contribuição. Um abraço amigo e o nosso colega Jorge tem razão vamos usar essa evolução mais para o bem.

    ResponderExcluir