Google Website Translator

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Pessoas diferenciadas

Somos todos iguais perante Deus, mas, ironicamente, não há uma única pessoa que seja completamente igual a outra, seja de corpo ou de alma. Todos possuem suas particularidades, tanto físicas quanto morais e espirituais.
Em meio a bilhões de pessoas que habitam nosso planeta muitas vezes encontramos algumas bastante parecidas conosco, que possuem os mesmos gostos, freqüentam os mesmos lugares, acreditam nas mesmas coisas, em suma, que possuem valores similares.
Ainda, vez ou outra, somos confundidos com alguém e surgem as famosas frases: “Você parece demais com meu primo!” ou “Você é a cara da Deborah Secco!”.
Existem também pessoas que alteram seus corpos através de cirurgias plásticas na tentativa de alcançarem a beleza ilusória de artistas famosos. Porém, por maior que seja a semelhança ou a tentativa de mudança, você nunca será outra pessoa que não você mesma.
A linha que traça as diferenças entre uma pessoa e outra pode ser extremamente tênue, como também pode ser medida por quilômetros; e são sobre essas pessoas que possuem características diferenciadas que irei discorrer nos parágrafos seguintes.
Primeiramente irei relatar um fato que presenciei hoje e que me fez refletir. Estava com um colega de trabalho, visitando uma cliente, e após nossa conversa, assim que nos despedimos, ela o chamou para uma conversa particular.
A princípio achei estranha a atitude da senhora, que nunca havia visto ele. Conversaram por alguns minutos e fiquei aguardando a distância, curioso. Quando se despediram novamente, meu colega veio me contar o que ela havia dito.
Segundo a senhora, assim que entramos no estabelecimento, ela sentiu que havia algumas pessoas que estavam pretendendo causar mal a ele e disse que não poderia deixar de avisar-lhe.
Estou certo de que poucas pessoas possuem este dom de pressentir o mal, e também de que são poucas as pessoas que dão credibilidade a este tipo de aviso, mas, a meu ver, não havia motivos para que a senhora inventasse toda a história e é sabido por todos nós que existem sim pessoas invejosas e que desejam sempre o mal para os outros.
Pessoas como esta senhora são raras de se ver, ela poderia simplesmente ter ignorado seu pressentimento e deixado meu colega seguir seu caminho, mas alertando-o, ela deu a chance a ele de se precaver e em oração pedir a Deus que ilumine aqueles que lhe querem mal.
É preferível pecar pelo excesso do que pela omissão. Dar chances de melhoria a alguém é sempre uma tarefa estimulante e bonita de se ver.
Falando em estimular, conheço pessoas que possuem este dom. Trabalhei com um gerente que é a cara do Capital Nascimento, do filme Tropa de Elite. Mesmo com toda a semelhança física ele é um “comandante” que utiliza métodos diferenciados para trabalhar com sua equipe.
Ele é uma pessoa que transmite uma energia muita grande, tem toda a disposição para auxiliar e um otimismo fora do comum. Creio nunca ter escutado ele dizer um não para alguém da equipe. Só se for: “Não se preocupe, nós vamos resolver!”. Tudo isto acaba motivando os que estão a sua volta.
Para mim, pessoas diferenciadas são aquelas que não medem esforços para ver os outros bem, sempre melhorando, seja através de um conselho, seja através de uma palestra, de uma carta, de um e-mail ou de uma simples palavra de consolo. São pessoas que não se importam com o julgamento que terão das suas atitudes, pois estão certas de sua boa intenção.

Fernando Christófaro Salgado.

3 comentários:

  1. Cada um constrói o seu caminho de uma forma especial. ESTA É A MANEIRA DE FAZER DIFERENTE.
    Um sorriso faz a diferença.
    Abraços Melhores

    ResponderExcluir
  2. Fernando,
    Muito interessante seu texto.
    Renascemos para sermos nós mesmos, isto é, diferentes, pois únicos. Mas dependendo da pessoa, ela se torna o próprio caminho ou segue os outros.
    Há aqueles que vivem o bem e outros não. Os primeiros compreenderam o verdadeiro valor da vida e os outros ainda a aprender. A reencarnação é divina mesmo, pois lidar com diferenças nos faz compreender melhor e sermos nós mesmos. Conviver é de difícil entendimento para quem acha que a vida acaba com a morte.
    Por isso, dizemos que ser Espírita é saber discernir, saber comprender e amar incondicionalmente e sermos a diferença para ajudarmos a espiritualidade nas mudanças do mundo, pelo menos ao nosso redor.
    Viver sorrindo faz uma grande diferença.
    Sejamos, pois assim!

    Um forte abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  3. Salve o NOVO ANO !
    Que ele venha coroado de muita LUZ, de PAZ e de Saúde. E que estejamos juntos por mais um ano.
    Que Assim Seja !
    Olá, como vai ? Estou aqui para divulgar um pouco da minha cultura, a história de nossos antepassados ( que amo muito e tenho receio que se perca em meio a essa enxurrada de informações que somos acometidos ultimamente) e, para isso, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... começa o ano contando um pouco sobre esse espetáculo maravilhoso que é a FLOLIA DE REIS ou REISADO, comemorado no dia 6 de janeiro. Aqui eu também coloco as famosas simpatias das Romã, muito utilizada no dia 6 de janeiro para atrair dinheiro. Para quem curte uma simpatia, vale a pena fazer.Venha conferir.
    E para quem não conhece o meu espaço, convido a dar uma chegadinha até lá para conhecer o meu cantinho de histórias, o link está logo abaixo.
    Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
    Saudações Florestais !
    SIGA-ME em : http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir