Google Website Translator

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nada é por acaso

Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que se enganam aqueles que acreditam que as coisas mais marcantes em nossas vidas acontecem por acaso. Estes eventos são como marcos, que ocorrem com a devida conveniência, para alterar nossa rotina e para nos fazer pensar na maneira como estamos encarando a vida e em que sentido podemos melhorar.
Muitas vezes ignoramos os avisos que o destino se encarrega de nos dar, relevamos os fatos e permanecemos cegos diante das oportunidades de agirmos de maneira diferente.
Existem escolhas que ultrapassam nossa vontade individual, como conseguir um emprego onde a qualificação dos candidatos é a mesma que a sua ou até mesmo superior, ou manter um relacionamento saudável por um longo período de tempo.
Acredito que uma conjuntura de fatores e necessidades mútuas são responsáveis por nos encaixar nas engrenagens do mundo. Nascemos e crescemos com ou sem família devido a um motivo, estudamos, criamos amizades e percebemos afinidades por outros motivos, trabalhamos em um determinado local onde existem pessoas que, de um jeito ou de outro, estão ali para que possamos com elas aprender não só como desempenhar funções, mas também a conviver de forma harmônica, crescendo pessoal e profissionalmente.
É certo que para alguns o caminho é mais árduo que para outros, ainda assim, isto não é por acaso. Caminhar a duras penas é um fardo difícil de ser carregado, mas não impossível. Por vezes parece que tudo conspira contra nós, mas, repito, apenas parece.
Voltando a falar de escolhas, por termos o livre arbítrio, somos nós mesmos que definimos aquilo que queremos, com base em nossa própria experiência ou concordando com as sugestões dos outros. Nem sempre fazemos as escolhas certas e nem sempre o que escolhemos se mantém correto por tempo indefinido. As pessoas mudam e é natural que, com o tempo, mudem também suas prioridades.
Quando tudo parece dar errado não foram nossas escolhas que foram, de todo, erradas. A força do destino simplesmente não quis que estivéssemos inseridos em um contexto onde o aprendizado seria menor, onde os desafios talvez fossem desnecessários ou onde não estivessem pessoas que deveriam, em algum momento, passar por nossas vidas e deixar suas marcas.


Fernando Christófaro Salgado.

3 comentários:

  1. Fernando,

    porque a vida é feita de escolhas e porque somos filhos de Deus, não existe o acaso. Também podemos dizer que o Acaso é o nome que Deus usa quando não quer ser conhecido.
    A vida nos testa nas nossas deficiências ao mesmo tempo que ela nos desafia a exteriorizar virtudes que temos, mas ainda adormecidas.

    Um grande abraço, meu Amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, Fernando, eu também não acredito em acasos. Para mim, nada, nada mesmo, é por acaso. Há uma inteligência superior que rege o Universo. Acho que não tem lógica achar que a Suprema Perfeição - Deus - simplesmente deixe tudo largado no mundo, acontecendo de qualquer jeito, sem razão alguma. Para tudo, há um motivo, uma explicação. Tudo tem uma razão de ser. Eu realmente acredito nisso.

    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita, meu amigo! Sinto que é uma pessoa ocupada (hoje em dia, quem não é?). Então, agradeço-lhe pela consideração, viu?

    Mas não precisa ficar preocupado em sempre me visitar! Não precisa pressa alguma!!

    Beijão, Fernando!

    ResponderExcluir