Google Website Translator

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Viver ou apenas existir

É engraçado como as coisas vêm e vão. Como tudo pode ser visto de diferentes ângulos. Como variam nossos sentimentos, estados de alegria que se alternam com tristezas. Seria incorreto dizer que o fato de vivermos, compartilharmos experiências, fazermos parte da vida dos outros e termos importância genuína no contexto em que estamos inseridos, muitas vezes dá lugar ao fato de somente existirmos?
Numa reflexão podemos pensar: qual é a significância que temos para os outros? Se sumíssemos, desaparecêssemos da face da Terra, quem sentiria a nossa falta? Quem iria a nossa procura? A rotina que compartilhamos com outros seria a mesma sem nossa presença?
As respostas para estas perguntas são simples, para algumas pessoas vivemos, somos importantes, se sofrermos ou ficarmos mal, elas sofrem também, se preocupam. A nossa ausência é sempre sentida e lamentada. Para outras, no entanto, simplesmente existimos. Se de uma hora para deixarmos de existir não iremos deixar marcas, saudades ou lembranças.
Neste último caso somos vistos como a página de um jornal do dia anterior, irrelevantes e, portanto, descartáveis. É como receber a notícia de que faleceu uma pessoa que apenas conhecemos de vista e não temos contato. Por não fazer parte de nosso convívio, reservamos pouca importância para o assunto.
Em meio a tudo isto, uma coisa é fato. Tanto a quantidade de pessoas que entendem que apenas existimos quanto à de pessoas que valorizam nosso convívio são proporcionais à quantidade e, principalmente, à qualidade das relações que possuímos.
Será que estamos vivendo mais ou só existindo pelos caminhos que trilhamos? Cabe a cada um fazer sua própria avaliação.


Fernando Christófaro Salgado.

5 comentários:

  1. Caro Fernando
    Creio que em alguns momentos vivi e em outros só trilhei o caminho.
    Mas o interessante é que onde pensei ter vivido um dia, não fiz falta; ao contrário de onde sinto só ter trilhado caminho, lá sim, deixei marcas.
    Se eu sumir agora....
    Quem sabe?

    ResponderExcluir
  2. Tenho um presente pra você! Pegue-o na Fênix!

    Bju!

    ResponderExcluir
  3. Ô, meu amigo, acabei demorando um pouco para vir vê-lo... Desculpe-me.
    Não tem o que agradecer, não! Eu que tenho muito o que lhe agradecer, não só a você, mas a todos àqueles que me ajudaram quando eu estava desanimada com a Fênix.

    No dia de hoje, confesso que não estou muito disposta a realizar leituras... acordei meio "borocochô"... hehehehe Por isso, deixo para ler o seu post em outro momento, certo?

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo

    Viver ou existir?
    Nos dias de hoje
    a maior parte das pessoas existe.
    A volta a vida
    é um reencontro que precisa ser feito.
    Não há caminhos.
    Cada pessoa é um caminho.

    Dias de alegria para ti.

    ResponderExcluir