Google Website Translator

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Eliminando testemunhas

Caros amigos, apesar do título tendencioso este texto não se refere a nenhum suspense policial ou a falhos programas de proteção àqueles que presenciam um fato indesejado. Ele tem mais a ver com a necessidade de termos, hoje, testemunhas em diversas situações de nossas vidas.
Estive pensando esses dias, como seria bom se estivéssemos vivendo no tempo em que a palavra de um homem valia muito mais do que qualquer assinatura ou depoimento.
Naquela época, a palavra representava a honra, a dignidade, a tradição e o respeito que havia entre as partes envolvidas em uma negociação. Talvez as relações fossem mais pautadas na amizade e na verdade, que atualmente, com uma freqüência cada vez maior, se mascaram pela falsidade e pela mentira.
Hoje, para tudo requerem uma ou até mais testemunhas que possam corroborar sua palavra ou o registro de seu nome. Se você vai assinar um contrato tem que ter testemunhas, se presencia um crime ou acidente é convocado a testemunhar, se vai fazer a transferência de um bem, a burocracia emperra o processo e você tem que comprovar até mesmo a assinatura que faz, pagando para reconhecer firma em cartório.
Tudo isso acabaria se eliminássemos as testemunhas, se vivêssemos em um mundo onde elas realmente não fossem necessárias, onde a verdade e a bondade imperassem e a palavra refletisse a consciência limpa e tranqüila de quem a emite, se fazendo valer por si só. Como as relações sociais, profissionais e emocionais iriam se simplificar!
Esse mundo pode parecer utópico, mas é nele que devemos acreditar e nos esforçar para trazê-lo à realidade!

Fernando Christófaro Salgado.

2 comentários:

  1. Fernando,

    Uma dia chegaremos lá. Temos um grande teste pela frente que é a paciência pois todos estamos no mesmo barco. E o exemplo é a grande força nestas horas que passamos. Nos fortalecermos onde os outros nem pensam em melhorar. Crescermos onde outros não tem tempo de pensar.
    É meu amigo, somos a diferença e se queremos ver o mundo como queremos que seja, façamos a nossa parte pois Jesus conta conosco. Somos da seara do Mestre e assim cabe a cada um de nós sermos reais instrumentos aqui na terra.

    Um grande abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Sabe que já me peguei fazendo a mesma pergunta. Hoje não podemos confiar na palavra de ninguém, em contrapartida, ninguém acredita em nossa palavra também. Mas como diz nosso amigo Jorge a solução é a paciência mesmo. Tenha um ótimo fim de semana, beijos

    ResponderExcluir