Google Website Translator

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Percepção e precaução

É interessante observar o quanto as pessoas se diferem umas das outras. Em uma mesma família, em uma mesma sala de aula ou em um mesmo ambiente de trabalho, sempre existem grupos que se apegam mais, que se sentem mais próximos.
Trabalhando com vendas descobri que uma das coisas que mais influenciam no comportamento e na maneira de ser das pessoas é a percepção. Cada um de nós percebe o mundo e suas relações de uma maneira diferente e única, existem alguns pontos em que nossa percepção converge com a de outros e em outros casos, não.
Muitas vezes demoramos a atentar para fatos que estão saltando as vistas de quem observa de uma maneira distinta, sob um diferente prisma. Quando não percebemos as coisas com a antecedência necessária deixamos de nos precaver, e são nessas ocasiões que cometemos nossos erros mais banais. Deixamos acontecer primeiro, para depois tomarmos as providências necessárias.
Diante disto, pode-se dizer que a precaução é uma filha da percepção. Só quando percebemos alguma dor ou um mau funcionamento do organismo é que procuramos um médico. Quantas pessoas têm o costume de fazer consultas ou exames de rotina? Não tenho os dados corretos, mas arrisco-me a dizer que são pouquíssimas. Alguns, só quando são roubados começam a pensar em aumentar sua segurança, mesmo tendo vários casos de vizinhos que já tiveram assaltos.
Quando falamos de sentimentos, muitos familiares ou amigos dizem: “Este rapaz não é para você” ou “Vi sua namorada com outro numa festa”, e não acreditamos; cegos, neste caso pela paixão, tapamos nossos ouvidos para o que não queremos ouvir e aniquilamos nossa percepção, que impede que tomemos os cuidados necessários para que não venhamos a sofrer no futuro.
O que é bom pra mim, pode ser ruim pra você, o que é feio pra mim, pode ser bonito pra você, o que é caro pra mim, pode ser barato pra você, tudo depende de como é sua percepção no momento em que está vivendo.
Nossa percepção, assim como nós, também evolui. Podemos melhorá-la de várias maneiras, sejam lendo livros, jornais, revistas, conversando e, principalmente, observando atentamente tudo o que se passa ao nosso redor e envolve nossa saúde e nosso bem estar, ouvindo conselhos e aceitando mudanças.
Para que sejamos mais precavidos temos, então, que perceber o mais rápido possível o que possa vir a ser um risco para nós, antevendo e eliminando qualquer possibilidade de insucesso.


Fernando Christófaro Salgado.

2 comentários:

  1. Olá, Fernando!

    Excelente seu texto, muito apropriado! Percepção e precaução, a meu ver, são dois ingredientes básicos, que deveriam SEMPRE andar de mãos juntas...
    Parabéns, vc escreve muito bem.
    Vi tb outros textos por aqui, pois gosto muitíssimo de ler e te aplaudo.

    Achei vc da seguinte forma: retornei ao blog da Elaine para me tornar seguidora (à tarde não consegui) e vi seu recado a ela, após o que deixei.

    O que eu pretendi foi somente dar uma força a ela, visto que é muito inteligente, com grandes conhecimentos, e percebi que ela não acreditava que teria leitores...

    Sabe, gosto de tudo um pouco, e tenho contato com a arte japonesa, com literatura, com as grandes literaturas de vendas, com tudo que é cultura e arte, enfim.

    Por isto, cheguei. Desculpe o incômodo, amigo! Será bem-vindo ao meu blog tb...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fernando, aconteceu algo extremamente desagradável hoje: escrevi um montão para você aqui e a porcaria da internet deu erro. Sei lá o que houve! ¬¬"

    Eu lhe disse coisas importantes, também lhe agradeci... Eu reescreveria tudo de novo, mas não tenho mais tempo: divido o computador com mais três irmãos, e dois deles são pessoas extremamente impacientes.. ficam me apressando justamente no MEU momento, no momento em que estou escrevendo... Como eu fico? Fico para matá-los! (risos) Não gosto que façam isso! É um momento íntimo meu, não posso ser interrompida ou apressada por quem nem sabe o que está havendo...

    Espere por mim. Eu volto.

    Você é muito sábio e inteligente.

    Beijos!

    ResponderExcluir