Google Website Translator

domingo, 15 de agosto de 2010

Efeito maracujá

Todos nós estamos fadados a envelhecer, mas é a maneira com que cuidamos de nossa mente, corpo e espírito que determina a qualidade de vida e a saúde que teremos no futuro.
O mês de agosto é o mês em que sofro o que chamo de efeito maracujá. Um dia fomos uma semente na barriga de nossas mães e é quando saímos de lá que começa a contagem de nossa idade. Nossa aparência vai mudando com o tempo e, assim como o maracujá, um dia ficaremos murchos e enrugados, mas é sempre bom lembrar que é nesse estado que o caldo do maracujá se encontra mais doce e gostoso.
Viver uma vida saudável, com boa alimentação e exercícios regulares, sem esquecer de cuidar da mente, eliminando o stress e exercendo a paciência é uma forma de nos tornamos cada vez menos azedos com os outros e com nós mesmos.
Quando fazemos aniversário devemos refletir sobre como estamos envelhecendo, se, olhando pra trás, fizemos reclamações exageradas, cobranças indevidas, se estamos em débito com alguém e se estamos felizes com o que fazemos. Devemos ainda repensar como queremos estar no futuro.
A aparência física que temos ou que teremos não determina quem somos. Por mais que avancem as fórmulas de produtos cosméticos anti-rugas ou que aumentem a precisão e perfeição das cirurgias plásticas não há como conter os efeitos do tempo e da gravidade por completo.
Quanto mais envelhecemos mais devemos ter a certeza de que somos nós mesmos que determinamos a idade que temos, nos conhecendo cada vez mais, assim como nossas virtudes e limitações. Devemos tentar ser pessoas mais fáceis de conviver, nos tornando menos inflexíveis e mais abertas a críticas. Seguindo este pensamento é razoável dizer que nunca deixaremos que a jovialidade se afaste de nós, mesmo se estivermos com a pele enrugada e com os cabelos brancos.


Fernando Christófaro Salgado.

2 comentários:

  1. Fernando
    Ai as rugas, a tortura da maioria dos seres humanos.
    Nossa mente tão ativa, taõ cheia de sonhos a serem realizados, mas.... o corpo não acompanha e quando olho no espelho, ... onde fui parar...
    Gostei muito da sua comparação com o maracujá. É perfeita,... mas são poucos que conseguem enxergar o quanto doce pode se tornar nosso interior com o passar dos anos.
    Parabéns a você, que neste mes se tornou mais doce.
    Beijo
    Alzira

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fernando!
    Saúde, Amor e Alegria.
    Um Grande e Forte Abraço.

    ResponderExcluir