Google Website Translator

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sal Agosto

Mais um mês de agosto chega ao fim. Geralmente, quando existe o sentimento de que o tempo está passado muito rápido, nem se percebe que se está relegando ao esquecimento coisas que fogem da rotina. Deixamos tudo ficar como está e arrumamos mil desculpas para não fazer as coisas que deveríamos ou até mesmo que gostaríamos.
Fazendo uma pequena analogia com o mundo gastronômico, quando temperamos algum prato, na receita costuma estar escrito: “Adicionar sal a gosto”. Agosto. Neste mês que termina, convido todos a temperar a vida na medida certa, de que forma que ela se torne mais saborosa, mais prazerosa de ser vivida.
Temos tantos dissabores no dia a dia que paramos de sentir o gosto bom de uma vitória, de uma conquista, deixamos de nos comover com o sorriso inocente de uma criança, esquecemos de cuidar da nossa saúde de forma adequada, para nos preocupar com problemas que muitas vezes nem nos dizem respeito ou que não vão de encontro com nossos reais objetivos.
Para que isto não ocorra, existem várias maneiras de temperamos nossos dias: fazendo exercícios regulares, lendo um bom livro, escrevendo textos, tocando música, cuidando de animais, conhecendo novas pessoas ou contatando velhos amigos. Tudo depende do gosto do freguês, que não pode se alienar e se deixar enganar pelo comodismo inoperante.
Por mera curiosidade, o nome do mês de Agosto foi adotado em 27 a.C., em homenagem ao primeiro imperador romano, César Augusto.


Fernando Christófaro Salgado.

Um comentário: