Google Website Translator

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

As sombras que esclarecem

Há alguns anos atrás, participei de uma excursão onde fui visitar uma gruta bastante extensa. A luz adentrava pelas frestas nas rochas até certo ponto, mas havia um local onde a escuridão era praticamente total e muitos dos ali presentes sentiram certo desconforto por se encontrarem perdidos, sem saber que direção tomar naquele breu.
Foi quando o guia nos alertou: “Calma pessoal, nós somos seres capazes de nos adaptar as mais diversas situações! Com o tempo suas pupilas irão se dilatar e vocês começarão a ver o contorno das rochas e das pessoas que estão ao seu lado!”. Passaram-se alguns segundos e se cumpriu o que fora dito, não havia mais motivo para pânico.
As sombras geralmente são ligadas ao medo, ao terror, a situações aflitivas, mas nem sempre elas escondem algo indesejado. Muitas vezes elas acabam sendo necessárias para nos direcionar melhor.
Existem pessoas que exibem um comportamento sombrio, mas nem por isso elas devem ser mal compreendidas, pelo contrário, elas devem ser auxiliadas, na medida do possível. Assim como podemos nos adaptar e enxergar nos ambientes mais escuros, também podemos imaginar que as sombras têm seu motivo de existir e viver nelas é apenas uma opção, visto que podemos sempre iluminar nossa mente com pensamentos positivos e elevados.
Em que sentido as sombras são esclarecedoras?
As sombras são esclarecedoras a partir do momento em que nos fazem lembrar o quanto a luz é importante em nossas vidas e o quanto, mesmo nas situações mais conflitantes e difíceis, podemos nos superar e dar a volta por cima, superando a escuridão que invariavelmente perturba nossas almas.



Fernando Christófaro Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário