Google Website Translator

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Memórias intrincadas

É impossível se esconder de si mesmo. Tem coisas que fazemos e que gostaríamos de esquecer, porém elas ficam marcadas em nossa memória e de forma desordenada, vez ou outra aparecem como flashes e nos remontam aos dias em que os erros predominaram sobre os acertos.
Geralmente, todo problema mal resolvido acaba reativando nossa memória, remontando a ocasiões de infelicidade. Se ficaram resquícios de mágoa ou se foi gerado um conflito de valores próprios decorrentes de uma situação indesejada ou de uma atitude impensada, caso este conflito não seja resolvido, inicia-se um processo de desgaste psíquico que acaba virando uma tortura que dilacera a alma.
Como não nos é permitido voltar no tempo e corrigir nossos erros, temos o dever de pelo menos reconhecê-los e procurar maneiras de fazer com que o incômodo recorrente, que atordoa nossa mente, por sabermos que agimos incorretamente (não tinha a intenção da rima, hehe), seja sanado.
Quem nunca foi tentado a agir contra seus princípios e sucumbiu? Não me refiro à desonestidade ou à traição, me refiro à realização, por você mesmo, de uma atitude contrária àquela em que você acredita e tem como verdade para si. Seja no trabalho, seja em um relacionamento ou em outras situações da vida, diante de certas circunstâncias temos que “tapar o sol com a peneira” ou “seguir o curso do rio” para podermos seguir em frente e isto fica marcado no nosso subconsciente.
Ações contrárias a nossa crenças mais íntimas sugam as nossas energias e martelam nossa cabeça com um peso de um elefante gigante. Ninguém gosta de errar ou erra por querer. Como diz a música do Frejat: “Não deixe o sol morrer, errar é aprender, viver é deixar viver”.
Temos que nos deixar viver e apagar todas as memórias intrincadas de nossa memória, reacendendo o sol, nossa luz interior e buscando maneiras de reverter ou ao menos apaziguar a sensação de que você não foi capaz de resolver ou contornar um evento infeliz.
Com humildade e resignação podemos sim fazer melhor por nós mesmos e tentar agir sempre de acordo com o que acreditamos ser o melhor para os outros!

Fernando Christófaro Salgado.

3 comentários:

  1. Belo texto, levou-me a um questionamento instigante, quando algo me faz pensar, fico feliz, pois, se penso, logo, existe, isto fascina-me, mto legal, valeu...parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Desculpem o comentário padronizado, não tenho este costume, mas ainda tenho que linkar muitos amigos no blog novo.
    MUITO obrigada pelo carinho e pelo incentivo que vocês deixaram, isto foi muito importante pra mim, de verdade.
    Ótimo final de semana, beijos.

    ResponderExcluir
  3. realmente temos horas na vida que dá uma vontade de cavar um enorme buraco e ficar ali onde ninguém te veja, mas enfrentar os seus medos não tem nada melhor...
    ótimo texto vc escreve muito bem... =)
    beijos, e obrigada pelo carinho sempre presente no meu blogg

    ResponderExcluir