Google Website Translator

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Não crie expectativas

O que esperar dos outros? O que os outros esperam de nós? O que esperar de nós mesmos? Três questionamentos próximos, porém, a meu ver, que trazem reflexões e respostas distintas.
A expectativa é a esperança fundada em promessas, viabilidades ou probabilidades.
Realmente acredito que não devemos esperar nada dos outros, não por não confiar em ninguém, o problema é que quando criamos expectativas em relação a alguém estamos transportando para esta pessoa uma vontade nossa, e entregando para ela responsabilidades que ela talvez não esteja pronta para assumir. Podemos até esperar, mas nunca cobrar por algo que supera as possibilidades do outro em um dado momento.
Uma questão básica e fundamental que envolve o assunto é o respeito. Devemos respeitar e aceitar as escolhas e decisões das pessoas que amamos, sempre mostrando alternativas, mas nunca reivindicando que elas sejam acolhidas.
De outra forma, em uma análise sobre o que os outros esperam de nós, penso que não deveríamos nos preocupar com isso, não somos obrigados a satisfazer tudo que nos é solicitado ou a apresentar resultados que não condizem com nossas capacidades, vontades e desejos. Atender e corresponder a tudo o que os outros esperam de nós seria uma tarefa hercúlea, visto que pessoas diferentes possuem pontos de vista diferentes e nos enxergam e idealizam de formas distintas.
Por fim, o que esperar de nós mesmos? Sobre esta situação podemos ter total domínio e controle, basta nos conhecer melhor a cada dia. Quanto mais nos conhecermos mais saberemos nossos limites e melhor poderemos projetar nossas expectativas sobre nosso futuro e nossas relações.
Uma coisa, porém, é fato, devemos esperar e procurar sermos pessoas melhores, mais receptivas aos problemas dos outros e reativas aos nossos problemas.

Fernando Christófaro Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário