Google Website Translator

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Escolhas e escolhidos

“Nunca é tarde para começar (ou recomeçar)!” Esta é uma frase ordinária, ou seja, temos o costume de ouvi-la com freqüência, principalmente quando estamos em alguma fase de transição ou com perspectivas duvidosas de mudança.
Não deixa de ser uma frase encorajadora, mas para que ela comece a ter algum efeito positivo na vida de alguém é necessário que sejam feitas escolhas.
Falar é realmente fácil, já escolher alguma coisa, seja ela qual for, é uma tarefa bem mais complicada. Dentre tantas opções que são colocadas ao nosso alcance muitas vezes não fazemos as escolhas mais acertadas, tanto em questões triviais quanto naquelas que envolvem riscos e podem comprometer o direcionamento de nossas vidas.
Quem nunca comprou uma camisa e teve vontade de trocar depois? Ou foi a um restaurante self service e ficou na dúvida entre bife de boi ou frango grelhado? A cada momento somos obrigados a fazer escolhas. Qual trajeto farei para chegar ao serviço amanhã? Qual curso vou fazer na faculdade? Em qual escola de idiomas matriculo meu filho? As respostas a estes e outros questionamentos são determinantes para os caminhos que escolhemos trilhar, para a maneira com que desejamos ser vistos e para vislumbramos o esboço de nosso futuro.
Quando fazemos uma escolha nada garante que ela será a melhor, por isto a frase supracitada sempre vem à tona. Temos a chance de errar, de não gostar, de fazer de novo, e de novo, quantas vezes acharmos necessário até nos darmos por satisfeitos.
Dentre tantas escolhas a serem feitas existem algumas situações em que temos que ser escolhidos, e nestas, particularmente, não podemos errar. Só são escolhidos os bons, os que possuem talento, ou que por mérito e esforço próprio adquiriram uma posição de destaque. E como é difícil ser escolhido hoje em dia...
Para aqueles que desejam ser escolhidos existem algumas barreiras que se impõem ou são impostas:
A primeira barreira chama-se concorrência. Tem sempre alguém que faz, fez ou quer fazer a mesma coisa que você. Seu desafio é superar as outras pessoas e apresentar algum diferencial que seja atrativo e de valor para quem estiver escolhendo.
A segunda é o relacionamento, para aqueles que desconhecem esta palavra a chance de ser escolhido se reduz significativamente. Quanto mais pessoas você conhecer maior será a possibilidade de mostrar quem você é, suas qualidades e aptidões.
A terceira e não menos importante, por ser muitas vezes determinante se você será escolhido ou não, é a sorte. Empatado em todos os pré-requisitos com outro candidato, em um dia de sorte você pode conseguir o emprego que mudará a sua vida, basta a escolha de um gerente ou diretor de empresa.
Escolhendo ou sendo escolhido, em ambas as situações temos que fazer o máximo para minimizar possíveis erros ou rejeições, para tanto, se conhecer bem e procurar se desenvolver cada vez mais intelectualmente, se relacionando bem com todos que tiver contato, é de fundamental importância.


Fernando Christófaro Salgado.

5 comentários:

  1. Fernando,
    As escolhas começam pelo primeiro passo que é pensar. O bom sensonem sempre faz as melhores escolhas, mas a vida por ser feita sempre de escolhas, ela é variável (graças a Deus) pois necessitamos disso. E as escolhas são para desenvolvermos a intuição através da confiança para cada vez errarmos menos. Se acertássemos sempre ou nada aprenderíamos ou não precisaríamos mais reencarnar pois seríamos Espíritos perfeitos.
    E ser escolhido, que é um grande desafio também começa em nós. Sermos a diferença depende, para começar, de como estamos na questão da energia. Pois o que somos atraimos ou há repulsão de outras energias. Por mais que possamos ser melhores que outros (na nossa forma de pensar), a nossa energia pode nos trair.
    Então escolher e ser escolhido naturalmente passa por nossa maneira de ser, de como somos.
    Por isso tudo é desafio de auto-superação. E começa no primeiro passo, que é se auto-conhecer.

    Meu grande amigo, um forte abraço
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Fernandinho,

    nem sempre temos a oportunidade de mostrarmos o que somos de verdade, para sermos escolhidos ou escolher.
    Demanda tempo e a maioria das pessoas optam por analisar apenas o "esboço" do ser humano, perdendo uma grande oportunidade de conhecer ou não, seres fantásticos!
    Por aqui, estou conhecendo um pouco de vc!!

    Bjinhos,
    Bia Flor

    ResponderExcluir
  3. Hum... Fernando, você gosta de "enfiar o dedo na ferida"... Isso é bom, muito bom. Você escreve sobre temas muito delicados... Deixe-me ver o que posso falar sobre as escolhas...

    Bem, essa questão me remete à outra palavra: Destino (agora vou parecer boba, mas tudo bem...) Eu já tive provas suficientes de que na vida ocorrem coisas que fogem do nosso controle. Coisas inexplicáveis acontecem sem que tenhamos participação voluntária... Como explicar o fato de ter se atrasado para pegar um ônibus que sofreu um terrível acidente? Como explicar o fato de ter conhecido, por mero acaso, uma pessoa especial em nossas vidas?

    O que eu acho? Bem... eu não sei. Sou uma pessoa que já ficou atormentada por muitas perguntas e hoje preferiu esquecê-las justamente porque elas eram muito angustiantes...

    Tenho a nítida impressão que a intenção do seu texto não foi levantar esse combate entre o Destino e Livre Arbítrio. Mas, como eu gosto dessas coisas, resolvi discutir um pouco sobre elas... rsrsrsrs


    Eu acho que Deus nos dá toda a liberdade possível, liberdade para escolher o Bem, liberdade para escolher o Mal, para fazer a coisa certa ou a coisa errada. Essas são as nossas escolhas. Eu acho sinceramente que isso é uma das coisas mais importantes que ele nos deu. Acredito nisso. Creio que temos o direito de escolher nosso caminho. Escolher é realmente difícil, mas é algo necessário, sim.

    Sobre o tão falado Destino... eu realmente, não sei o que dizer. É um debete que envolve crenças, religiões, visões de mundo, pontos de vista. Mas preciso admitir que esse tema me deixa muito intrigada...

    Desculpe se escrevi bobagens e fugi do seu foco. (pois tenho certeza que fugi dele...)

    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Fernando,

    vim ver e ler sua atualização.

    Magnífica!
    Assim como a Elaine, eu tb (mesmo tendo já a idade que possuo) entendo que há coisas que fogem completamente de nossas possibilidades de controle, pelo que já experienciei.

    E há, tb, ocasiões em que a gente pode e deve muito bem escolher sim, e para isso temos que ter muito discernimento e ponderação, principalmente se quisermos evitar possíveis sofrimentos futuros...

    Quanto a ser escolhido, concordo plenamente com o que disse, pois precisamos nos esmerar nesses itens que vc citou: para a concorrência nada melhor que ser um 'agregador de valores', para o relacionamento humano, nada como vencer timidez, falta de auto-estima e conhecer o maior número de pessoas possível (que irão somente acrescentar).
    E para a sorte... bem, esta, muitos consideram que seja a 'mãozinha' do Universo, e eu acredito que seja mesmo a de Deus.

    De qualquer forma, escolher e/ou ser escolhido, tem lá os seus encargos! Não podemos ficar à mercê de absolutamente nada: temos que ir à luta!!!

    Parabéns, amigo!
    Vc é fera e nos leva a refletir bastante, acho que já te falei. Gosto disto.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. hahahaha Desculpe, mas não pude deixar de ler as primeiras palavras do comentário de Graça... rsrsrs Esse negócio de idade é tão relativo... Às vezes, eu que me sinto a "velha" entre os jovens que são meus amigos... Enfim... Graça é uma grande pessoa. Gosto dela.

    Mas, sim, Fernando, obrigada pela linda visita! Fiquei feliz em saber que aprecia o seriado Smallville, eu o tenho acompanhado, pois ele está passando no SBT, às 21:00h! Houve uma época em que eu acompanhava CSI- Investigação Criminal, Heroes, Sobrenatural, Monk - Um detetive diferente, Arquivo Morto, Smallville. Tudo na mesma época, porque em certo momento esses seriados passavam em horários e dias da semana diferentes. E eu assistia a todos!! Depois, os horários foram mudando, eu tive que dar atenção aos meus estudos (fiquei com menos tempo para a diversão...) e acabei deixando de acompanhá-los.. Recentemente assisti a um dos melhores seriados que já vi: Sobrenatural!!! Quando ele foi exibido nas noites de Domingo, eu não pude assistir à série inteira, mas, quando ele passou agora no SBT, pude assistir às quatro primeiras temporadas inteiras! Sei que ele deve assustar a muitos, pois ele mexe com criaturas do "outro lado da vida". Mas, na minha opinião, é uma série brilhante.

    Falando sobre prever o futuro, gostei do trecho que você colocou. É interessante saber que há pessoas que escrevem e discutem sobre o assunto... Concordo com aquelas palavras, se o homem soubesse do seu futuro, ele não faria mais nada em relação à sua vida, a não ser esperar pelo momento feliz ou infeliz. O momento feliz o deixaria eufórico, mas o infeliz poderia enlouquecê-lo... Há coisas que é melhor não saber que vão acontecer na sua vida...

    Estou numa fase estranha... Estou sem saber o que decidir acerca de determinada coisa. Às vezes acho que fiz tudo errado, sabe? Enfim...

    Beijos!^~

    ResponderExcluir