Google Website Translator

segunda-feira, 8 de março de 2010

Alívio real e imediato

Suportamos, durante o curso de nossas vidas, uma enorme carga de pressão, que se intensifica na medida em que assumimos novas responsabilidades. Em geral, quanto mais velhos, mais complexa fica nossa tomada de decisão e mais difícil é para relaxarmos e esquecermos o stress do dia a dia.
Estudamos enquanto jovens, batalhamos pelo primeiro emprego, com certo tempo constituímos família e surgem novas contas, aparece um tal de imposto de renda, que antes não fazia parte da sua realidade, e leva embora grande parte de seu suado salário. Nos acostumamos. Não há muito que fazer... Nasce o primeiro filho. As despesas aumentam, seu salário não. De quebra você fica com uma vida a mais para se preocupar e cuidar. Tudo segue seu curso natural, mas, como quebrar o ritmo e se sentir novamente no controle da situação? Como esquecer os problemas ou, ao menos, amenizá-los?
É preciso, antes de qualquer coisa, que mantenhamos o foco. Não devemos nunca dar passos maiores que nossas pernas. Planejamento é a palavra chave! Porém, quando tudo já foi por água abaixo, precisamos mesmo é de coisas que aliviem nossa tensão.
Estive pensando em coisas simples, que têm o potencial de amenizar um dia difícil e nos trazer algum alívio, ou dispersar nossa atenção de coisas que nos incomodam. Talvez não tenha o mesmo efeito para todos, é muito provável que não, mas o singelo sorriso de um bebê afasta rapidamente de mim os momentos de melancolia.
Coisa fácil de fazer e que também faz muito bem pra mente e pra alma é fugir um pouco do caos das grandes cidades e visitar algum lugar onde se possa contemplar e curtir a natureza, longe de barulho, poluição, violência e trânsito. Numa pesquisa rápida na internet é possível descobrir lugares maravilhosos a preços bem acessíveis e o melhor, bem próximo de onde você mora! Salve o Brasil!
Às vezes me espanto quando penso que não conheço a Serra do Cipó, paraíso ecológico abarrotado de cachoeiras e localizado a apenas 90 km da cidade onde moro, Belo Horizonte. Com certeza um ótimo lugar pra se relaxar e que já está nos meus próximos planos de viagem.
Como dizem, recordar é viver. Outra coisa que faço para aliviar a tensão é ver fotografias antigas. Pessoas, lugares, festas, viagens, todos tiramos fotos de momentos especiais e estes nos incitam lembranças capazes de nos revigorar.
São várias as situações que nos trazem maior tranqüilidade. E você, o que faz para ter um alívio real e imediato?


Fernando Christófaro Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário