Google Website Translator

domingo, 14 de março de 2010

Incômodos...

Poucas coisas ou pessoas me incomodam. Mais coisas do que pessoas, na verdade. São coisas comuns e não muito freqüentes, que acredito que também infortunem a vida dos outros, como calor excessivo, frio demais, sapato apertado, dia sem luz, falta de água ou barulho constante. Já as pessoas são complicadas e por vezes agem sem pensar. São nessas horas que elas incomodam, mas temos que relevar.
Quem nunca errou e teve alguém chamando sua atenção? Seja um professor, um colega de trabalho, um amigo, o pai ou a mãe, tem sempre uma pessoa de prontidão para abrir seus olhos quando você faz bobagens que não deveria ter feito, mas quem toma partido dos seus atos também deve saber como e quando fazê-lo.
É extremamente incômodo quando você é repreendido na frente de outras pessoas, principalmente se você recebe gritos e palavras indesejadas. O olhar dos espectadores se fixa em você e dá vontade de sumir daquele lugar, se tele transportar para bem longe dali. Cabe aqui a máxima: “Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem a você”.
Para chamar a atenção de alguém devemos observar a hora, o lugar certo e a maneira com que vamos falar para não deixar o outro constrangido, por pior que tenha sido a falta cometida. Perder as estribeiras e xingar não ajuda em nada. Quando existe um problema o foco deve ser a solução dele e não a causa.
Se tem uma coisa que me incomoda bastante é ser mal atendido em bares e restaurantes. Houve tempos em que eu me irritava e reclamava muito, hoje se percebo que o atendimento está deixando a desejar fecho a conta e não tardo em procurar um lugar melhor. Assim como não gosto de incomodar não gosto de ter incômodos.
Infelizmente, para algumas pessoas, a nossa simples presença já é um fator que incomoda. Para estas apenas o remédio do tempo irá trazer a tranqüilidade e a felicidade real. Enquanto elas não se despirem da inveja e do rancor que guardam não entenderão que o mal que guardam dentro de si é como um tiro que sai pela culatra.
Não é possível agradar a todos, nem eliminar todos os incômodos, mas podemos administrá-los de forma que eles sejam tratados da melhor maneira possível, procurando soluções criativas e mantendo o autocontrole. Não se incomode por qualquer coisa!


Fernando Christófaro Salgado.

3 comentários:

  1. Fernando, meu amigo!!

    tem um selo prá vc no meu blog, tá bom?

    Abração,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Fernando, não poderei ler seu post, mas logo volto para fazê-lo, é claro!

    Olhe, como hoje já estou sem tempo, eu vou transmitir a você as palavras que dei à Graça. Falei a ela que faria isso, justamente porque estou com o tempo mais curto hoje...


    Eu disse a ela o seguinte:

    "Bem, sobre aquele poema... Sei que ele é artisticamente "bobo" e "verde". (Pode ficar despreocupada (o), sou EXTREMAMENTE crítica comigo mesma...) Na verdade, ele não está entre os meus preferidos, não. Mas o caso é que ele foi um grito meu, sabe?

    Digamos que eu viva com pessoas que lamentam e reclamam de tudo: se o céu está claro, reclamam; se está chovendo, reclamam; se a comida está sem sal, reclamam; se a comida está fria, reclamam; se têm que ir ao mercado, reclamam; se já foram ao mercado e voltaram dele, também reclamam...

    Estou há 22 anos da minha vida, sendo agredida, todo santo dia, por essas atitudes que me tiram do sério! Na minha opinião, quem tem o direito de reclamar de algo são as pessoas que estão numa cama de hospital doentes e em fase terminal, são as pessoas que passam fome, que não têm um teto, que tiveram uma parte do seu corpo amputada, que sofreram e sofrem algum tipo de violência.

    (Espero que não se assuste com o meu tom, viu? É que essas coisas me deixam revoltada de verdade!!!)

    Olhe, eu também não tenho tudo que sonho na vida. Viver não é fácil para ninguém, mas, poxa, por que não sorrir quando há um céu lindo e estrelado acima de nós? Por que não sorrir ao ver a chuva caindo? Por que deixar de sorrir ao ver um dia ensolarado?

    A vida nos oferece pequenas flores o tempo inteiro. Essas flores existem para tornar a vida um pouco mais doce, apesar de todos os obstáculos... Aí as pessoas simplesmente ignoram tais flores e/ou as jogam fora e depois ainda dizem que a culpa é dos outros?

    Ah, não consigo tolerar isso, não.

    Bem, é isso... rsrsrs Foi por tudo isso que escrevi aquela poesia. Acho que valeu a pena, né?"

    Foi isso, Fernando... Foi esse meu sentimento de revolta que me levou a escrever tudo aquilo.

    Bj!

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo Fernando,
    Gostei muito do post. É uma grande verdade: os percalços têm que nos servir como crescimento. A partir das experiências temos que crescer.
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir