Google Website Translator

quarta-feira, 24 de março de 2010

Quando coisas incríveis acontecem

Celebramos, mas nem tanto...
Temos 365 dias no ano e, infelizmente, parece ser difícil surgir uma oportunidade que faça jus a uma celebração. Geralmente elas ocorrem em grandes festas, como casamentos, formaturas ou festas de 15 anos. São momentos que marcam, que ficam na história de quem os presencia, principalmente se houver algum envolvimento mais íntimo com as pessoas que motivaram o evento. Dias de alegria e agitação. Estamos sempre a esperar por eles...
O traje passeio completo é sempre exigido nestas ocasiões, mulheres de vestido longo e homens de terno e gravata. Todos pretendem estar irreparáveis e capricham na produção para impressionar ou serem bem vistos pelos olhares críticos de quem faz uma análise dos pés a cabeça de todos que ali estão. É o reino das aparências!
Todos estes tipos de celebração têm seu lugar, afinal, fazem parte de nossa cultura, contudo, acredito que também devíamos celebrar com mais intensidade momentos, situações, fatos, atitudes e pessoas que influenciam positivamente nossas vidas.
Neste fim de semana assisti ao filme “Um Sonho Possível”, história também contada no livro de Michael Lewis, "The Blind Side: Evolution of a Game". Somente quando o filme terminou, e as fotos das pessoas em que se basearam os personagens apareceram, é que me dei conta de que tudo o que havia assistido realmente era verídico.
A narrativa do filme apresenta uma situação que não é muito comum nos dias de hoje, digamos que, na verdade, nunca foi. Uma mulher sempre elegante, com personalidade forte, esposa do dono de uma grande rede de restaurantes americana e socialite de primeira, se interessa em ajudar um jovem e grande rapaz de 17 anos, negro, pobre (ele tinha pouquíssimas peças de roupa para se vestir) com altura e peso fora do normal, com muita dificuldade de aprendizado e socialização, porém com um coração enorme e rara aptidão para os esportes, a construir o seu caminho e vencer os obstáculos que a vida lhe impôs.
A despeito da opinião e certa rejeição de suas amigas da alta burguesia, a mulher acolhe o rapaz, chamado de “Big Mike”, como seu filho, o adotando. Alguns entraves que sempre assombraram o garoto, e outros que vão surgindo na medida em que sua capacidade intelectual começa a impedir a sua permissão para jogar futebol americano (algumas escolas americanas admitem que apenas os alunos com bom resultado acadêmico participem das atividades esportivas), vão sendo todos eliminados com o apoio da mulher, de seu marido e de seus dois filhos, que reconhecem e apóiam “Big Mike” em todos os sentidos.
É incrível como um ser humano pode se superar se tiver o suporte de uma família bem estruturada. Da mesma forma, é de se impressionar que uma mulher da alta sociedade visite bairros perigosos, com uma BMW recém lançada, para defender o filho adotivo.
O amor por “Big Mike” foi sendo edificado e consolidado por todos e pacientemente ele foi galgando degraus que antes lhe pareciam inatingíveis. Com a mãe biológica drogada e desaparecida ele nunca imaginara que um dia pudesse chegar a dirigir e ter seu próprio automóvel, mas, apesar da mudança de vida que o garoto teve, esqueçamos os bens materiais.
O que deve ser celebrado nesta história é a atitude da socialite que aplicou todos os seus instintos maternais no desenvolvimento de um rapaz desconhecido, incluindo-o no âmbito familiar como igual. Se mais pessoas com poder aquisitivo maior seguissem este exemplo e contribuíssem participando na vida e acolhendo jovens desmotivados e “supostamente” incapazes, várias coisas incríveis poderiam acontecer!

P.S.: “Big Mike” se tornou astro de futebol americano!


Fernando Christófaro Salgado

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!! Realmente o que distancia os Seres é o Preconceitoe a falta de Conscientização. Trazendo sérias consequencias para a Sociedade em geral. Tdos os dias deveriamos reavaliar nossas atitudes perante o nosso Próximo!! São esses Seres discriminados no ontem...que poderà ser seu companheiro no amanhã.(convivendo no seu lar ou escola/com seu filho ou filha/ou mesmo prestando serviços á VC e sua Familia) Ajudando-o em muitos momentos de sua vida!! Vc esta contribuindo com Vc Própio***.Tirando de Orfanatos e Ruas um Ser que te trará muitas alegrias e emoções no futuro.Vc sentirà um sentimento difícil de expressar!! Tda a sua essência em AMOR e Benevolência se irradiara distribuindo flores por onde passar. Ou vc prefere compartilhar com Drogas e Violência??Vamos ADOTAR AMOR AO PRÒXIMO !!! Abços

    ResponderExcluir
  2. Fernando.

    Belo texto.
    Pessoas incríveis há no mundo. É só saber olhar. Mas, claro, é pouco!
    Falamos que o homem precisa melhorar, que pr3ecisa fazer isso ou aquilo, mas e nós, estamos algo fazendo para melhorar o mundo?
    Somos exemplos! Conhecimento temos. Será temos consciência ou apenas ciência?

    Meu grande amigo, família assim são exemplos. Que possamos seguir o nosso caminho construindo à nossa volta um mundo melhor.

    Um super abraço,
    jorge

    ResponderExcluir
  3. Fernando,
    A Páscoa simboliza união, momento de parar para refletir, de ver a vida de um modo diferente, de dizer sim ao amor,de investir na fraternidade, de vivenciar a solidariedade e lutar por um mundo melhor.
    Desejo nesse dia, que possamos renascer também em nossos corações.

    Um abraço com laços de afeto.
    Valerie.

    ResponderExcluir