Google Website Translator

domingo, 18 de julho de 2010

Gritos de opressão

Nestes dias que se passaram assisti a uma palestra que abordou, dentre outros temas, os modelos mentais que involuntariamente seguimos, ou melhor, que somos condicionados a seguir, devido ao meio e as experiências que vivenciamos com o decorrer do tempo. As diversas mudanças que ocorrem no mundo dinâmico e globalizado fazem com que nossos modelos mentais evoluam constantemente, porém esta evolução nem sempre é perceptível ou aceitável.
A alteração dos modelos mentais que nos governam passa pelo ponto da quebra de paradigmas. Estes modelos devem servir como direcionadores e não como condicionadores em tomadas de decisão, do contrário eles começam a oprimir a criatividade individual.
Um exemplo simples para representar o quanto compartilhamos modelos mentais semelhantes pode ser demonstrado se pedirmos para um grupo de pessoas desenharem e colorirem um marciano, ou, para simplificarmos, pedirmos que apenas imaginem como seria um marciano. Grande parte deste grupo irá relatar que pensou em um homenzinho verde, com ou sem antenas. Se alguém pensar em marciano rosa, haverá comentários e questionamentos por parte dos outros. Isto porque, por anos e anos, sempre vimos em filmes de ficção científica ou em desenhos que os marcianos são criaturas verdes e é esta a idéia que está consolidada em nosso subconsciente.
Apesar de possuírem alguns modelos mentais parecidos, por viverem em uma mesma sociedade, sob mesmas características culturais, cada pessoa desenvolve e pratica os modelos que acredita serem os mais corretos para o presente estágio de sua vida, porém, se der ouvidos para os gritos de opressão advindos daqueles que pretendem cercear sua liberdade e sua criatividade, pouco irá evoluir para novas descobertas e para reafirmação de seus próprios conceitos, em limites extremos, poderá viver uma vida que não é a sua, por refletir os modelos mentais que outros “criaram” e “impuseram” para ela.
Em suma, devemos entender que apesar de existirem padrões de entendimento sobre determinadas coisas, nem sempre eles constituem verdades absolutas. Todas as pessoas pensam de maneira diferente, porém umas admitem as barreiras e se encolhem diante das dificuldades, proferindo frases como: “Sempre foi feito assim, porque mudar?”, “Já tentei e não deu certo.”, “Vão te chamar de louco, de ridículo!”, enquanto outras possuem ideais elevados e não se deixam desanimar por qualquer empecilho.


Fernando Christófaro Salgado.

Um comentário:

  1. Oi Fernando;
    O Saracotear está completando um ano e no último dia deste mês estarei sorteando um Livro para quem passar por lá e deixar um e-mail para contato.
    Conto com vc.
    Um Grande e Forte Abraço.

    ResponderExcluir