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quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mais do mesmo

Estive refletindo sobre como nossas reações com relação a coisas não habituais em nossa rotina se tornam medíocres com o tempo e o quanto elas são reativas, ao invés de serem preventivas. Relaxamos com o estado da situação presente e esperamos vivenciar um problema para, então, tomarmos as ações necessárias.
Muitas vezes somos cobrados pelos outros ou por nós mesmos a apresentar um resultado melhor do que o atual, mas nem sempre ocorre uma cobrança mútua e contínua. Não basta que haja cobrança de uma parte sem comprometimento real da outra, da mesma forma que não basta que haja comprometimento de uma parte, sem que haja uma avaliação regular de desempenho e a conseqüente cobrança dos resultados esperados.
Para que as mudanças sejam efetivas e eficazes não podemos continuar a entregar sempre mais do mesmo, em outras palavras, não podemos deixar a peteca cair. As melhorias, em qualquer âmbito da vida, não se dão da noite para o dia e, de um jeito ou de outro, elas devem ser preservadas.
Para que possamos nos sentir motivados precisamos ter metas que sejam alçáveis e desafiadoras. Estamos sempre em busca de reconhecimento, seja pessoal, profissional ou financeiro e ninguém faz nada de graça, mas dependendo do contexto em que nos encontramos, temos também que nos flexibilizar e contribuir para que seja atingido um objetivo maior que, em um primeiro momento, possa parecer irrelevante para nós.
Se ficarmos presos apenas àquilo que estamos acostumados a fazer, sem desenvolver uma visão periférica do meio no qual estamos inseridos podemos até atingir todas as nossas metas atuais, porém não estaremos nos atualizando e nos capacitando a antever adversidades.
No mundo empresarial, a receita para não errar é estabelecer e seguir normas, padrões e procedimentos. Quando fizer alguma coisa, deve-se planejar e executar de forma bem feita, para que não haja retrabalho ou até mesmo um retrocesso. Na vida pessoal é preciso buscar nas experiências passadas os erros e acertos, filtrando, mantendo e melhorando apenas aquilo que foi bom. Um ponto importante em ambas as situações é que sempre devemos ter um feedback e, se ele não ocorrer, devemos cobrar constantemente daqueles com que nos relacionamos.
Enfim, deixemos de entregar mais do mesmo e passemos a entregar mais que o mesmo!


Fernando Christófaro Salgado.

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