Google Website Translator

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Como se fosse a primeira vez

A inspiração surge de uma forma inusitada. Reflexões diversas vão aparecendo a partir de simples constatações. Músicas me fazem pensar. Boas músicas, que carregam significados e mexem com o íntimo. Na verdade, uma frase da música “Eu vou tentar”, composta por Rodrigo Koala e tocada pela extinta banda Ira!, me trouxe hoje para os teclados do PC.
“Tudo como na primeira vez”. Se começarmos a reparar sempre nos esmeramos mais quando estamos fazendo alguma coisa pela primeira vez. É a hora de deixar uma boa impressão, de dar o melhor de si e não errar.
É também a primeira vez que se fixa em nossa lembrança com maior intensidade, deixando marcas profundas. Um primeiro olhar, um primeiro beijo, o dia em que a inexplicável “química” encontra uma fórmula estável e aparentemente perfeita. Alguns se prendem a datas, outros nas sensações do momento. O instante em que olhares se cruzam despretensiosamente, mas acabam requerendo uma sinergia que parece mágica, não ocorre todos os dias. Bem que poderia ocorrer, quando bem quiséssemos. Mas, infelizmente, não é assim que acontece.
A magia vai dando lugar à realidade e evoluir nos relacionamentos e em nossas ações é necessário. Os sentimentos que provocamos em outros está fora de nosso controle e tendo tido êxito em um primeiro contato tudo o que podemos fazer é desejar que as coisas a seguir sejam como nesta ocasião.
Assim como nas relações amorosas, nas relações profissionais e pessoais também procuramos causar um impacto positivo quando chegamos a um novo ambiente. No primeiro dia de trabalho, no primeiro dia de aula, na primeira competição esportiva, nos preparamos para não fazer feio. Os homens fazem a barba, cortam as unhas, se vestem com roupas novas e passam perfume, as mulheres se maquiam, arrumam o cabelo, fazem as unhas e, dentre outras coisas, também passam perfume. Quase ninguém perde a oportunidade de se apresentar da melhor forma (quem ainda perde está na hora de acordar).
O fato é que, invariavelmente, perdemos a empolgação e o zelo que temos quando praticamos algo pela primeira vez. Deixamos, até mesmo sem querer, que as coisas tomem novos rumos e, relaxados, perdemos a chance de manter coisas que representam grande valor para nós.
Se mantivéssemos sempre toda a energia que empregamos para fazer as coisas da melhor maneira possível, tentando impressionar e ficar “bem na fita” como se fosse a primeira vez, lograríamos muito mais sucesso do que o normal.

Abaixo o clipe da música citada:

Eu vou tentar - Ira!

Fernando Christófaro Salgado.

5 comentários:

  1. Oi, Fernando!

    Vim aqui lhe agradecer pelo comentário e para aproveitar o momento e lê-lo, é claro!! ^^" Bem, falando sobre o que eu comentei com você anteriormente... Não quero e nem posso entrar em detalhes, afinal é a minha vida muito mais do que particular, mas o fato é que eu já tomei minha decisão... Obrigada por me dizer para não agir sem pensar direito e sem pedir conselhos aos que me rodeiam! A questão é que eu estou fazendo a coisa certa, entende? A pessoa a quem pedi um conselho concorda que eu estou fazendo o correto. E é melhor sofrer agora do que deixar para sofrer muito mais depois... Enfim... A vida me ensinou a sempre seguir em frente. Sempre, mesmo que você esteja sentindo dor...

    Agora, falando sobre seu post... Concordo com tudo que disse. Eu uso como exemplo as relações amorosas que mantemos (olhe, por favor, nem me pergunte por que eu escolhi esse exemplo). Quando nos apaixonamos, vem aquele entusiasmo, tudo fica lindo. No início, as duas pessoas se esforçam para manter aquela sensação maravilhosa. Aí o tempo passa... Muitos me dizem que "no início tudo são flores, depois vemos os defeitos dele (ou dela...)". O curioso é que sempre que me apaixonei por um cara, eu via os defeitos dele (não todos, logicamente) e, mesmo assim, não dava a menor importância a isso. Eu aprendia a gostar da pessoa do jeito que ela era. Eu não consigo entender essa ideia maluca que as pessoas têm por aí: pessoas imperfeitas procurando pessoas perfeitas. Que diabos é isso?

    Eu acho o seguinte: a pessoa que amamos sempre vai nos machucar, às vezes sem querer, outras vezes querendo... (Confesso que nós mulheres, muitas vezes, fazemos um DRAMA por causa de uma besteira, eu também não sou muito diferente, não... rsrsr) É inevitável pois nosso coração está nas mãos de tal pessoa. Olhe, é até bom aproveitar essa deixa para falar uma coisa importante que penso. Na minha opinião, a beleza do amor está justamente na imperfeição das pessoas. Eu explico: seria a coisa mais fácil do mundo amar (e ser amado por) alguém perfeito. É claro: sem dores, sem atritos, sem brigas, sem choro, sem desentendimentos sérios, sem defeitos para suportar, enfim, sem sofrimento...

    ResponderExcluir
  2. ... Agora, meu amigo, você amar uma pessoa que faz você chorar à noite, que nem sempre dá a atenção quando você se sente triste e carente, que trai você com outras pessoas (coisa muito comum), que lhe diz coisas duras, que às vezes esquece uma data importante e especial (e por aí vai...) é a coisa mais difícil do mundo. Vê que a beleza está justamente nisso? O Amor tem tudo para não ficar de pé, muitas vezes, ele tem tudo para nem existir e, apesar de tudo, ele está lá vivo.

    Que fique claro que NÃO estou dizendo para as pessoas virarem masoquistas! Não estou dizendo, por exemplo, que é para as mulheres que apanham dos seu maridos acharem que isso faz parte do amor, que isso é lindo, que isso é a prova de que o amor é verdadeiro e que deve suportar esse tipo de coisa. Não é nada disso. Que fique ressaltado. O que eu estou dizendo é que pessoas perfeitas não existem. E que é justamente isso que faz do amor (em todos os sentidos, homem-mulher, amizade, fraterno...) o sentimento mais lindo do mundo.

    Rapaz, eu fui longe agora, viu? Viajei mesmo... Voltando ao foco inicial. Pois bem, eu acho que as pessoas devem cuidar do que sentem umas pelas outras. Esse negócio de que somente no início tudo são flores é, para mim, uma desculpa esfarrapada. Lógico, eu entendo que, depois de anos de casamento, as coisas mudem, o tempo fique curto devido ao trabalho, aos filhos etc. Mas, ainda assim, eu acho sinceramente que os dois podem lutar para, ao menos de vez em quando, estarem juntos como se fosse a primeira vez... É fácil? Não sei, nunca fui casada. Mas imagino que realmente não seja nada fácil. Mas o que realmente é fácil na vida? Para mim, NADA na vida é fácil...

    Fernando, hoje, eu estou num daqueles dias em que escrevo sem parar! (risos) Mas acho (pelo menos espero) que você vai adorar ver essa "Bíblia" aqui.

    Bem, preciso ir. Tenho outros locais para visitar hoje. rsrsr

    Beijos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Hum! você voltou como toda força e vigor.
    Isso mesmo, rico em criatividade.
    E a primeira vez sempre é instigante. Não tem jeito, tem que passar por isso..

    Obrigada pela visita. Bom retorno pra você.
    Cheirinhos de mar e tudo que você tem direito.
    Beijinhos no coração

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Simplesmente vc surpreende a cada dia!
    Chorei com o comentário da sua amiga Elaine "a pessoa que amamos sempre vai nos machucar, às vezes sem querer". E quem machucou fui eu.
    Só queria poder fazer alguém acreditar nisso, que não somos perfeitos e, nem por isso, qdo cometemos algum erro, não quer dizer que não seremos dignos de mostrar que temos o propósito de não errar mais.
    Eu errei, não quero e não vou errar de novo, procuro, de verdade, não magoar mais. Tudo isso dói!
    Só que o importante é poder acreditar que p tudo existe um recomeço "como se fosse a primeira vez"!
    Bjinhos,
    Bia

    P.S.: Tbm tô com uma música essa semana (Papas na língua - Vem pra cá)

    ResponderExcluir