Google Website Translator

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Conserve sua dignidade

Durante nossa vida vamos perdendo várias coisas com o tempo. Uns mais rápido, outros menos, todos vamos deixando para trás a inocência de ser criança, a fascinação das descobertas adolescentes e a esperança que guia nossa juventude.
Por conta das circunstâncias, de nossas relações com os outros, de nossas experiências, dores e alegrias que se acumulam no dia a dia, nos tornamos pessoas diferentes. O meio em que estamos, sem dúvida, exerce grande influência em nossas decisões e escolhas, mas somos nós os responsáveis pelos nossos atos e pelas conseqüências que advém dos mesmos.
Às vezes mudamos tanto que deixamos de nos reconhecer. Tornamos-nos estranhos para nós mesmos e olhando para o passado pensamos: “Eu não era assim!”, “Eu não agiria desta maneira!”. De tanto atender (ou tentar atender) tudo o que esperam de nós, vamos sendo consumidos lentamente. Quando nos moldamos de acordo com o os outros querem acabamos perdendo nossa identidade.
Sócrates pregava a célebre frase: “Conhece-te a ti mesmo!”, o que equivale a ter uma consciência racional de si mesmo, para organizar racionalmente a própria vida. Temos, para organizar a nossa vida dessa maneira, que conservar sempre nossa dignidade, ou seja, temos que ser dignos de merecer tudo àquilo que esperamos para nós. Deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranqüilo, sabendo ter feito o bem onde lhe foi possível fazer.
Todos nós temos problemas, mas geralmente colocamos a culpa em quem está próximo e não tem nada a ver com a história. Temos que ter humildade para compreender que erramos sim, e que podemos aprender com esse erro, sendo melhor no amanhã do que fomos hoje. Devemos lutar com perseverança para resistir à tentação de errar de novo e nunca ter vergonha de assumir um erro.
Precisamos ter coragem para fazer uma viagem ao nosso eu interior, para não cairmos na tentação de acreditarmos ser o que não somos. Isso porque somos grandes juízes de nós mesmos, e encobertamos, às vezes até inconscientemente, as imperfeições que contribuem para a existência de nossas dificuldades.
A chave para vivermos melhor, e resgatar todas as coisas boas que permitimos que o tempo nos levasse é acreditar que somos capazes de ser aquilo que quisermos. Melhores a cada dia, melhores com nós mesmos e com os outros, melhores em tudo.


Fernando Christófaro Salgado.

Um comentário:

  1. Fernando, meu amigo
    um texto para reflexão.
    Socrates já sabia desde aquele tempo o que cada um de nós devemos realizar. Passdos tanto tempo, será que estamos melhores neste sentido?
    Porque é mais fácil viver em função dos outros já que assim não precisamos assumir responsabilidades (é mais fácil culpar os outros), este dever que a muitos assusta.
    Mas é o caminho de uma mão só e devemos, queiramos ou não, trilhar por este caminho. Bendito a dor que nos empurra para a frente(?) já que por amor não queremos ir.

    Grande amigo, um forte abraço e que tenhas um fim de semana de muitas alegrias!!!

    ResponderExcluir