Google Website Translator

sábado, 8 de maio de 2010

Traçando metas inalcançáveis

Pode parecer um tanto incoerente definir alguma meta que seja inatingível, mas não nos faltam exemplos de superação de limites que antes pareciam impossíveis de serem transpostos. Como disse o poeta romano Ovídio: “Um cavalo nunca corre tão rápido quanto corre quando têm outros para acompanhar e superar”.
A ação de traçar metas faz parte de um planejamento com objetivo de se obter algo desejado. Temos que ter metas para tudo na vida? Obrigatoriamente, não. Porém, para sairmos do statu quo, precisamos enxergar além. Imaginar onde, como e o que pretendemos estar fazendo daqui a 5, 10, 15, 20 anos ou mais.
Por exemplo, investir em um plano de previdência privada é uma forma de planejar o futuro a longo prazo, tendo garantias de um retorno que poderá agregar no valor da aposentadoria ou ser usufruído da melhor forma durante a melhor idade. Quem faz um investimento deste tipo tem uma meta definida em mente ou pelo menos está se resguardando para algum imprevisto que possa surgir com o decorrer do tempo.
Existem pessoas que, tomadas pela indecisão e pela falta de planejamento, ficam amarradas, literalmente sem ação nenhuma, diante das escolhas que devem tomar e dos caminhos que podem seguir. Não sabem que curso fazer, não pensam se vão morar em uma casa ou num apartamento, se pretendem ter filhos ou não, nem que lugares gostariam de conhecer ou qual carro estarão dirigindo dentro em breve. Para definir estes caminhos e escolhas é preciso, como dito, vislumbrar o futuro.
Gosto de acreditar que metas inalcançáveis são nada mais, nada menos, que sonhos possíveis. Coisas que esperamos e realmente queremos obter no decurso de nossas vidas. Quantos atletas já quebraram recordes olímpicos e mundiais? Que jogador de futebol profissional não almeja ser convocado pela seleção brasileira quando inicia sua carreira? Que piloto de Fórmula 1 não deseja ser campeão? Todos os que chegam ao topo na atividade que exercem, seja esportiva ou não, são pessoas obstinadas por vencer e conquistar aquilo que almejam.
A partir do momento em que colocamos na cabeça que não somos capazes de fazer determinada coisa, criamos uma espécie de bloqueio mental que, de fato, impede que consigamos desenvolver maneiras de transpor o desafio a ser enfrentado.
Pensar alto é buscar se nivelar por cima, é querer alcançar o que, à primeira vista, parece inalcançável. Com doses certas (leia-se elevadas) de otimismo, perseverança, preparação e planejamento, todos nós podemos, com o tempo, chegar onde quisermos.


Fernando Christófaro Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário