Google Website Translator

domingo, 4 de abril de 2010

Um estacionamento diferente

Não tenho dados concretos para afirmar com asseveridade, mas creio que um dos negócios mais rentáveis de se ter é um estacionamento, principalmente se ele se localizar no centro de uma grande cidade.
A logística é simples, as despesas são poucas (basicamente água, luz, limpeza e poucos funcionários) e o preço da hora chega o mais próximo possível do impagável, situação em que muitos abdicariam do conforto de sair com seus veículos por não ter onde deixá-los em segurança e nem mesmo onde deixá-los na rua.
De certa forma, os estacionamentos são fundamentais para uma cidade. Eles abrigam bens valiosos e permitem que o transporte público se desafogue de um contingente de pessoas que, caso não tivessem carros, não teriam outra forma de locomoção que não fosse esta.
Poucas pessoas têm o privilégio, ou a sorte de ter um estacionamento de veículos, geralmente são políticos, mas isto não vem ao caso. O ponto em que quero chegar é, na verdade, um contraponto.
Enquanto o tipo de estacionamento citado anteriormente se concentra nas mãos de poucos, existe outro tipo que se comporta mais ou menos da mesma maneira, mas é administrado por cada um de nós.
É um estacionamento de guardar pessoas. Dentro dele, freqüentemente, entram e saem pessoas e o acesso a ele é definido por nós. Ao contrário do outro, que tem seu espaço físico limitado, este pode expandir suas fronteiras até o infinito. Nele não cobramos pela entrada ou pelo tempo de estadia. Geralmente, entram nele pessoas selecionadas, que fazem por merecer, que convivem e demonstram apreço por nós. Suas portas se fecham quando a mágoa e o rancor se unem, formando uma barreira intransponível que impede o acesso de pessoas indesejadas ou desconhecidas.
Ele também é lugar para guardar coisas valiosas, porém algumas vezes nos descuidamos dele e não damos a devida atenção aos nossos “clientes”, àqueles que conquistaram uma vaga de mensalista. Todo cliente gosta de ser bem tratado e quando não é, procura por outro serviço que o atenda melhor.
Administrar nosso estacionamento é um grande desafio! O que se espera de nós é que ele tenha as portas sempre abertas, para quem quer que seja, mas o egoísmo e nossa pequenez impedem que operemos uma reforma para ampliarmos as vagas e abrigar mais e mais pessoas.
O mais interessante deste estacionamento seria que as suas vagas fossem cativas, assim, mesmo que ele crescesse muito, por circunstâncias da vida em que uma pessoa abdicasse de sua vaga, haveria sempre as portas abertas e um local reservado quando fosse a hora dela retornar.
Vamos repensar a forma como administramos nosso estacionamento. Ele pode não nos trazer ganhos financeiros, mas é fundamental para uma manutenção saudável de nossas relações.

UMA FELIZ PÁSCOA A TODOS!


Fernando Christófaro Salgado.

3 comentários:

  1. Amigo Fernando

    Pelo que sei, o imposto que um Estacionamento paga para o governo é por demais absurda.
    Ainda bem que o estacionamento interior é gratuita, não é? Apesar que se pode sair caro, mas sempre de responsabilidade nossa.

    bela colocação, grande amigo!!!

    Fernando, tenha uma excelente semana!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fernando, entendo que nosso "estacionamento" interior está sujeito aos reveses da vida e por isso, nem sempre estamos receptivos com aqueles que abdicaram de suas vagas em nosso coração. E isso não é nenhum pecado, para mim esse é um comportamento inerente à nossa natureza humana, afinal, a vida é um dar e receber constante. Todavia, concordo com você, temos que administrar nosso estacionamento, mas acrescento que devemos ter cuidado pois é bem possível que no final das contas, de tanto aceitar, a gente acabe colecionando frustrações, e amigo frustrado não é uma boa, hehe.
    Beijo grande, ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. Amigo.

    Nunca tinha pensado nesta comparação,
    mas percebo nela
    todos os sentidos
    da nossa humanidade.

    O coração deveria ser assim.
    Portas abertas para a amizade,
    o perdão e a esperança.
    Nunca deveria estar fechado.
    Nunca deveria estar lotado.

    Que o amor tome conta de ti.

    ResponderExcluir