Google Website Translator

sábado, 22 de maio de 2010

Somos diferentes de nós mesmos

É fato que não existe um ser humano sequer que seja idêntico a outro. Enquanto a clonagem de nossa espécie ainda não foi desenvolvida, por mais que possam existir pessoas extremamente parecidas fisicamente, através de pequenos traços nas pontas dos dedos, ou seja, das impressões digitais, pode-se comprovar que não se tratam de pessoas iguais.
Se as pessoas, em análise estrita, não possuem aparência física semelhante, a possibilidade delas possuírem convergência de pensamentos é ainda menor, avaliando a complexidade do cérebro e os melindres que envolvem o consciente e o sub-consciente.
Por mais que pensemos que os outros agem em conformidade com o que acreditamos, nunca podemos estar totalmente certos disto. Alguns dizem que as únicas certezas que temos são aquelas que emanam de nossos próprios princípios e valores. Será mesmo?
Talvez nossos princípios e valores permaneçam inalterados, mas nossas certezas são bastante influenciáveis pelas experiências e mudanças que temos durante a vida. O motivo disto é que nunca estamos certos ou errados sozinhos. Estamos sempre certos ou errados com relação a alguém ou a alguma coisa e estes são parâmetros que não podemos controlar.
A mudança da nossa maneira de pensar não ocorre da noite para o dia, mas, às vezes, nos tornamos diferentes sem nem mesmo perceber. O pensamento pode mudar através da convivência, do esforço, do estudo, dos erros e acertos, da perseverança e de tudo que influencie positiva ou negativamente nossa vida.
Como estamos em constante processo de crescimento e aprendizado, logo estamos sempre alterando a maneira com que agimos, falamos, escrevemos e nos relacionamos.
Um exercício interessante que pode representar bem o título deste texto é o da escrita. Imagine um tema proposto ou que seja do seu agrado e se disponha a discorrer sobre ele, dando sempre o mesmo enfoque. No primeiro dia você irá utilizar um determinado grupo de palavras e frases. No segundo dia pode ser que a redação tenha o mesmo conteúdo, mas, inevitavelmente, suas idéias não irão surgir na mesma ordem e outras conjunções, verbos e pronomes serão utilizados.
Não somos máquinas que armazenam tudo de forma ordenada e fixa e não temos limites para melhorar. Somos diferentes de nós mesmos, pois o EU de hoje não é o mesmo EU de ontem e não será o mesmo EU de amanhã.


Fernando Christófaro Salgado.

2 comentários:

  1. Fernando
    Eu diria que somos uma caixinha de surpresas.
    Aquilo que ontem me incomodava hoje é o meu modo de ser. Mas, como assim? Um exemplo é, quando ainda jovens, não gostar do que os pais tentam nos falar e quando já maduros, usar os mesmos termos e argumentos.
    O que mudou?....
    Somos Essência em Luz, e a cada dia ela refina um pouco mais.
    Muito bom passar por aqui.
    Gratidão
    Um fim de semana de paz pra você.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Fernando,

    Somos dinâmicos por excelência. Somos, cada um de nós, indivíduos únicos.
    E o processo de transformação sempre é diferente para cada um; assim, não há como existir estagnação de alma.
    Mesmo de cima do muro, onde apenas olhamos a vida passar estamos mudando já que amanhã será resultado disso.

    Grande amigo, um abraço de luz!!!
    E um excelente fim de semana!!!

    ResponderExcluir