Google Website Translator

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Largue sua lupa

A evolução tecnológica, quando focada para o bem, sempre nos traz benefícios, mas muitas vezes, por falta de conhecimento e treinamento, ou por pura preguiça, deixamos os recursos que estão à nossa disposição subutilizados.
A internet é hoje uma fonte de informações ilimitadas, de forma que é possível afirmar que podemos aprender, através de uma simples pesquisa em um site de busca, sobre qualquer assunto, e a cada dia variar o tópico pesquisado.
Além de encontrarmos produtos e serviços para serem comprados, receitas, apostilas e livros completos, músicas, filmes, programas e arquivos diversos, também podemos interagir com pessoas que estão distantes de nós, através de sites de relacionamento e programas de mensagens instantâneas. Até aí nada de novo, antes do surgimento da internet, de um jeito ou de outro, já tínhamos formas de suprir todas estas necessidades, porém de maneira menos eficiente e, algumas vezes, bem mais caras.
O que a internet oferece de mais extraordinário é a possibilidade de compararmos os sentimentos, pensamentos e opiniões de pessoas que nem conhecemos com os nossos. Da mesma maneira, também é extraordinário perceber que existem pessoas que possuem os mesmos problemas, dúvidas e medos que possuímos.
Quando somos vítimas de um infortúnio ou quando colocados sob grandes desafios amarramos a lupa nos olhos e passamos a enxergar tudo em uma dimensão aumentada e individualista, por outro lado, utilizamos um microscópio na hora de analisar as adversidades que vitimam os outros, ou seja, geralmente temos a tendência de super dimensionar os nossos problemas e achar que eles são os mais complicados, imaginamos que ninguém possa estar passando pela mesma situação ou simplesmente ignoramos a existência de problemas maiores e mais difíceis de serem resolvidos.
Os fatos são claros e acessíveis, basta querer que podemos encontrar análises diversas, de pessoas de todo o mundo, sobre qualquer assunto que seja objeto de aflição. Ver relatos sobre o mesmo problema que estamos passando nos possibilita refletir sobre nossas condições humanas, sobre nossas fraquezas e deficiências e abre a oportunidade, no caso da internet, de compartilharmos opiniões e enxergarmos que existem sim pessoas com problemas tão grandes ou até mesmo maiores que os nossos.
Sendo assim, pode-se que concluir que é a maneira como os problemas são encarados que determina a extensão de sua gravidade e, para dimensionar melhor esta extensão, é prudente observar como outras pessoas atravessaram ou estão atravessando a mesma situação que você. Problemas existem para serem solucionados, não para serem curtidos e postergados pelo resto da vida, sob a desculpa de que não há saídas viáveis para eliminá-los.


Fernando Christófaro Salgado.

4 comentários:

  1. É isso aí, Fernando, nada de fugir dos problemas! Fugir dos problemas, significa eternizá-los e isso, tenho certeza que ninguém quer! Ótimo post.
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  2. Fernando,

    tem um selinho prá você, tá bom?

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernando!
    A internet nos coloca frente à frente com o Mundo através da tela do computador.
    Problemas ... quem não os tem?
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Caro amiga.

    Hoje, tentamos de toda forma
    evitar ou fingir
    que o sofrimento não existe,
    assim como não existe o envelhecer,
    a morte,
    o adoecer...
    Então quando diante de uma dessas situações,
    tendemos a aumentá-las,
    pois as tiramos de nossas vidas
    e a sua chegada nos pega de surpresa.
    Palavras sábias as suas,
    e cheias de sentidos.

    Dias de paz para ti.

    ResponderExcluir