Google Website Translator

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Datas que marcam

Ontem foi um dia de dupla comemoração. Uma data que todos lembram e celebram coincidiu com a data em que completei um ano de vida. Exatamente no dia 09/05/2009 sofri um acidente de carro onde por um milagre não tive praticamente nenhum arranhão. Meu carro colidiu com outro veículo e rodou na pista batendo em vários obstáculos. Perda total. Foi o pior “presente” de dia das mães que poderia ter dado para a minha.
Um ano depois ninguém mais se lembraria deste fatídico dia nove de maio se não fosse pelo Dia das Mães, mas, para mim, este dia ficará marcado para sempre, como o dia em que Deus me deu uma nova chance de viver. Neste dia também pude ter perto de mim as pessoas que realmente se importam comigo e que tiveram a oportunidade de demonstrar isto, com toda a preocupação que se reserva às pessoas queridas. Mais um motivo para celebrar, ter cada uma destas pessoas presente em minha vida.
Eventos desta magnitude, quando ocorrem, costumam provocar profundas modificações em nossa maneira de pensar e de ver o mundo. Comigo não foi diferente. Dentre outras coisas, deixar meus pensamentos e reflexões aqui registrados passou a ser uma tarefa prazerosa e gratificante. Não escrevo com a constância que gostaria, mas os poucos registros que faço refletem o que tenho pensado durante um determinado período.
Não são necessariamente as datas comemorativas que deixam marcas em nossas lembranças, mesmo por que elas ocorrem de ano em ano ou ocasionalmente. Há quem mesmo nem ligue para datas, porém acredito que elas sejam um importante referencial para avaliarmos a nós mesmos, como éramos e quais mudanças se operaram em nossa forma de pensar e agir após um determinado evento.
Para mim, as datas que realmente marcam são as que repercutem por toda a nossa rede de relacionamentos, que envolvem parentes, amigos e colegas, que nos afastam de nossa rotina e que, de um jeito ou de outro, nos forçam a mudar, a querer sermos pessoas melhores.


Fernando Christófaro Salgado.

2 comentários:

  1. Fernando, grande amigo,

    muito legal este texto. Concordo com você de que as datas mais marcantes são as que repercutem como vc disse. São datas que nos lembraremos sempre.

    Um super abraço, amigo!!

    ResponderExcluir
  2. Datas comemorativas, como já te disse, não me enchem os olhos. Não crio mais expectativas com relação a nenhuma delas.
    Já aquelas que nos pegam de surpresa, sendo de uma maneira boa ou ruim, se transformam em datas importantes, justamente pelo fato de nos fazer mudar. Divisores de águas.
    E entre algumas destas datas surpreendentemente boas, está aquela em que tive a oportunidade de ter vc ao meu lado, conhecendo vc a cada dia um pouquinho mais e me fazendo uma pessoa melhor mesmo nos dias mais difíceis.
    Obrigada por ter me "dado" mais uma data especial!
    Bjinhos,
    Bia

    ResponderExcluir