Google Website Translator

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O melhor a se fazer

Tomar decisões que afetam nossas vidas diante de dúvidas sobre qual direção devemos seguir não é uma tarefa fácil. Geralmente estas decisões envolvem algumas variáveis incontroláveis e possuem seus prós e contras. Não é possível sair de um impasse com 100% de ganhos efetivos, melhor dizendo, em uma troca ou mudança onde existe um risco, mesmo que seja mínimo, alguma forma de perda irá surgir. Pode até ser que esta perda seja imperceptível em um primeiro momento, mas com o passar do tempo e sob uma análise mais imparcial, crítica e calculada, o que deixamos para trás volta a ter um grande valor nostálgico.
Também é comum nestas situações que outras pessoas, parentes ou amigos, nos dêem suas opiniões a respeito da dúvida em questão. Compartilhar da visão e opinião de outros é sempre válido, mas cabe ressaltar que não devemos nos pautar apenas nelas para definir os rumos que devemos seguir. O que fazer nestas situações então?
O melhor a se fazer é seguir o que manda o coração e manter a consciência tranqüila. Se quisermos mudar não devemos ter medo de arriscar ou de errar, temos de apostar em nós mesmos e em nossas capacidades. A decisão final deve ser sempre nossa e devemos pensar que nada é irreversível e que se tudo der errado que o arrependimento também faz parte do aprendizado.
Não gosto de sentir que deveria ter feito alguma e não fiz. Esse sentimento me consome, martelando meu pensamento incessantemente e tirando minha tranqüilidade. Por experiência própria eu afirmo: é melhor se arrepender de algo que você fez do que de algo que você não fez.
Por fim, esclareço que os textos que aqui escrevo não passam de opiniões e entendimentos que acredito serem os mais racionais, e mais uma vez repito que muitas coisas se configuram como metas para o meu adiantamento e infelizmente ainda não possuo a capacidade de cumpri-las efetivamente. Portanto, expus o que acredito ser a melhor coisa a se fazer, se eu realmente soubesse a receita para resolução de todas as dúvidas ou impasses estas questões seriam inexistentes, pois que estaria sempre certo de ter tomado a decisão correta. Estou ciente de que ainda vou errar muito na vida para poder crescer, mas sempre vou me levantar e seguir em frente, fazendo o melhor que eu possa no meu momento e no meu tempo.

Fernando Christófaro Salgado

Um comentário:

  1. Compartilhamos sim de pensamentos e idéias semelhantes. Com certeza voltarei.
    Parabéns pelo blog.
    Bjs

    ResponderExcluir