Google Website Translator

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Os males sempre vêm para o bem

Não há nem nunca houve na face da Terra ser humano que não tenha passado por momentos de dor, aflição e sofrimento. Para uns as provas são mais penosas e duradouras, para outros, mais curtas e brandas, mas é fato que elas se fazem presentes em diversos momentos ou fases de nossas vidas.
Ainda não somos merecedores da felicidade suprema e devemos trilhar tortuosos caminhos que nos ensinem a duras penas o quão distantes estamos dela. Para eliminarmos todos os sentimentos negativos e imperfeições morais que possuímos é preciso muito trabalho, paciência, tempo e uma auto-avaliação constante.
Apagar completamente de nossos corações o egoísmo, o preconceito, a raiva, o ódio, o rancor, a mágoa, o desejo de vingança, a intolerância e a impaciência não é uma tarefa que podemos realizar da noite para o dia.
Deveríamos fazer um exame de consciência diariamente para apontar o saldo de nossas ações. Se positivas, deveríamos fixar o pensamento na continuidade de praticá-las, do contrário, se negativas, deveríamos pensar em maneiras de repará-las e de não voltar a exercê-las em hipótese alguma.
Grande parte das vezes são nossos pensamentos e ações negativas que acabam por nos trazer sofrimentos. Elas eliminam as possibilidades de perdão e afastam as pessoas queridas.
Outras fontes de sofrimento e dor são as doenças graves que abrandam a esperança não apenas dos doentes, mas de todos os envolvidos com processos de tratamento muitas vezes caros e ineficazes.
Uns podem parecer carregar uma cruz mais pesada que outros, mas quem define a dimensão e o peso de sua cruz é quem a carrega. Há pessoas hábeis na arte de reclamar, que por qualquer motivo tolo criam uma tempestade em copo d’água ou inventam doenças para chamar a atenção para si, enquanto outras, mesmo na beira da morte, no leito de uma cama de hospital, se mantêm firmes e confiantes de que seu estado é passageiro e que o sofrimento suportado com resignação lhe trará bons frutos em outra vida.
A forma como encaramos os percalços durante nossas vidas é que determina o quanto seremos afetados pelos resultados negativos de nossas ações ou das ações de outros para conosco.
Novamente bato na tecla de que não existe situação em nossas vidas, por pior possam parecer, de onde não possa ser retirado algum aprendizado. Os males sempre vêm para o bem, pois se vistos como provas a serem suportadas são eles que motivam e impulsionam nossa mudança para melhor, nos dando maior capacidade de compreensão e de análise de nossos próprios sentimentos e atitudes.
Dias de tristeza podem ser rapidamente apaziguados quando estamos certos de que todos os erros são degraus para alcançarmos acertos. Quando optamos por caminhar mais depressa rumo à felicidade a única barreira a ser vencida é a nossa própria maneira de pensar e agir. Alimente esperanças e sonhos, planeje projetos e encontre sempre significados positivos para tudo o que viver nesta vida!

Fernando Christófaro Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário