Google Website Translator

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Aprenda a ouvir não!

Quanto mais a gente vive mais a gente aprende o quanto é difícil mudarmos a opinião de alguém. Quem teima em não mudar de idéia acaba sendo também vítima da teimosia. É muito comum conhecermos pessoas que não aceitam ouvir não como resposta ou pior, a ouvir uma opinião diferente da sua.
Alguns, numa insistência contínua e irritante, repetem as mesmas afirmações ou os mesmos questionamentos na tentativa de convencer de que suas idéias e crenças são as corretas enquanto o outro diz não, irredutível e convicto, nada aceitando que seja diferente de suas próprias concepções.
A partir deste cenário as divergências começam a aflorar e as conversas inicialmente tranqüilas podem se tornar discussões intermináveis e perigosas.
Precisamos aprender a ouvir não dos outros, não quero, não concordo, não aceito, não vou! Cada um tem seu tempo e compreende as coisas de maneiras diferentes. Insistir é invadir um espaço que não lhe foi dado nem lhe é de direito, é tentar impor um pensamento ou vontade particular a outro.
Nossa personalidade vai sendo moldada desde a infância e se estabelece quando nos tornamos adultos, na medida em que vamos aprendendo vamos alterando ou não nossas convicções, de acordo com nossa maturidade intelectual, social e espiritual.
Quando ouvir um taxativo “NÃO” reflita e não busque conflitos. Mesmo que você tenha certeza de que está certo ou que a maneira com que você lida com determinado fato é a melhor forma para resolvê-lo não insista! Se você estiver mesmo com a verdade ao seu lado o tempo irá se encarregar de ensiná-la aos outros por você.

Fernando Christófaro Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário