Google Website Translator

domingo, 19 de julho de 2009

Uma distância imposta

Nem todos nós temos a mesma disponibilidade para nos envolver em questões que não nos dizem respeito diretamente, que não envolvem nossas vidas ou a de nossos familiares e amigos mais próximos.
Diante das dificuldades ou complexidades da vida é normal que encontremos barreiras para definir nosso próprio caminho, para conduzir nossas relações e administrar nosso tempo de forma adequada. Temos a sensação de estarmos sempre sobreLFcarregados de atividades e nos sentimos incapazes de extrapolar os limites a que nos impomos.
Estabelecemos certa distância de tudo o que foge de nossas rotinas. Não experimentamos coisas novas e não nos esforçamos para fazer as coisas diferentes. Estamos adaptados psicologicamente a todas as situações que vemos e presenciamos diariamente.
O mendigo encolhido de frio dormindo debaixo da ponte, a criança raquítica fazendo malabarismos nos sinais de trânsito, as filas intermináveis nos postos de saúde, os extermínios e brigas gerados pelo mundo das drogas, a mãe que abandona o filho, o filho que mata o pai, notícias que fazem sangue e lágrimas jorrarem das frases que expressam não comovem tanto aos que não estão intimamente ligados com as pessoas que sofrem das diversas mazelas do mundo.
Temos receio de nos aproximar e nos relacionar com pessoas de classes mais simples, fugimos de responsabilidades que entendemos não serem nossas. Culpamos o governo de ser negligente (o que é fato) com os problemas da sociedade, mas não lutamos com eficiência e eficácia para alterar os quadros atuais. Não nos comprometemos com nada além de nossas obrigações e cobranças habituais. Estudar, trabalhar, obter reconhecimento pessoal, financeiro e afetivo.
Deveríamos transpor a distância que impomos a nós mesmos e começar a fazer parte de algo capaz de modificar o estado em que a sociedade reage às intempéries da vida.
Um site capaz de direcionar aos que possuem o desejo de somar e fazer a diferença na vida dos que realmente necessitam de auxílio é o www.voluntariosonline.org.br, onde você pode se cadastrar e ser voluntário em diversas atividades, muitas presenciais e muitas através da internet, onde o compartilhamento do conhecimento se torna a força motriz das mudanças e melhorias de diversas instituições.
O site conta com o apoio de várias empresas de renome como SKY, Google, Magazine Luiza e Malhas Malwee. Respaldado por estas empresas e pelo apoio institucional da UNESCO e de outras entidades ele possui grande potencial de crescimento ao propor o encurtamento da distância entre os que procuram uma forma de ajudar e as necessidades reais das ONGs.
Saber que podemos fazer um pouco mais do que fazemos pelo bem comum, dispensado algumas horas por dia ou por semana para efetivar melhorias na qualidade de vida de alguém e refletir com afinco sobre isso já um passo para começarmos a adentrar em mundos distantes da nossa realidade, mas que precisam de nossa presença e nossa habilidades muitas vezes desperdiçadas.

Fernando Christófaro Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário