Google Website Translator

sábado, 23 de maio de 2009

Caldeirão de idéias e ideais

Vivemos em meio a uma grande diversidade demonstrada em todos os aspectos da vida e da natureza, a variedade de cores, sons, sentidos, animais e vegetais acabam por gerar uma infinidade de relações e possibilidades uma vez que, em uma análise criteriosa, tudo e todos estão interligados de forma direta ou indireta. Somos dependentes de um sistema complexo que tende a trabalhar em harmonia, porém por não estarmos aptos a entender tamanha complexidade acabamos por desestabilizá-lo.
Estive ontem em um bar numa conversa com amigos e recém conhecidos e alguns assuntos polêmicos foram pauta na noite, éramos nove e diante dessas poucas pessoas me propus a realizar um breve exercício de observação e reflexão das opiniões de cada um. Temos uma necessidade imposta pela sociedade e aceita por nós mesmos de nos afirmar e de sermos regidos por regras e padrões que são entendidos como comuns ou normais. Em meio a um caldeirão de idéias e ideais muitas vezes nos perdemos e nos deixamos levar pelas opiniões e posições dos outros, temos medo de sermos recriminados, vergonha de expor nossos verdadeiros sentimentos, medo de sermos mal interpretados e de deixarmos de sermos aceitos pelos que nos são próximos. Precisamos tentar nos adequar aos padrões societários e vestimos máscaras que refletem o que os outros querem que sejamos e não o que realmente queremos ser.
Devemos celebrar a diversidade, pois ela nos proporciona opções de escolha que estão além de nossa conta, porém, dentro deste caldeirão devemos ser um ingrediente único, colocado na mistura para somar e não subtrair, em outras palavras, devemos nos guiar pelos nossos instintos e vontades próprias sem medo de estragar ou ser deixado de lado na receita da vida.

Fernando Christófaro Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário