Google Website Translator

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Admirável respeito

É bom acreditar e saber que ainda existem pessoas que respeitam os relacionamentos e não se traem se entregando a desejos momentâneos. Entendo que este respeito deveria ser algo comum, mas nos dias atuais é de se admirar que ainda existam homens e mulheres fiéis aos seus valores e aos outros. Não é minha intenção julgar ou determinar o que é certo ou errado, guio minha consciência não fazendo aos outros o que não gostaria que me fizessem.
Sigo uma linha de pensamento que não é rígida, muito pelo contrário, ela é bastante flexível e por isso mesmo ela vai se moldando dia a dia e adquirindo contornos diferentes, de acordo com o que vejo, aprendo e sinto, porém existem conceitos e valores que são imutáveis para mim e o respeito é um dos que mais prezo. Junto com o respeito caminha sempre a verdade, que por mais dura que possa parecer deve ser encarada como a melhor maneira para a solução de qualquer problema ou impasse.
Se dispor a escutar alguém que você não conhece, lhe dando a devida atenção é sinal de educação e também de respeito. Conhecer pessoas novas e descobrir pontos em comum ou divergentes é excelente para aprendermos a nos analisar melhor e a delinear novos conceitos e pensamentos.
Conhecer nossos próprios limites e descobrir o dos outros é fundamental para que não faltemos com o respeito ao próximo. As mudanças devem acontecer com o tempo e com certeza virão. Não é saudável ou indicado querer mostrar ao cego o que ele não quer ver, mesmo diante de fatos concretos muitos possuem opiniões irredutíveis, saibamos respeitar e entender que cada um atribui pesos diferentes para as coisas e crê no que acha correto.
Gostaria que houvesse menos admiração pelo respeito, que ele fosse comum como nossa respiração. Não tenho dúvidas de que viveríamos num lugar mais tranqüilo, as relações seriam mais fortes e sinceras e menos aborrecimentos teríamos.

Fernando Christófaro Salgado

Um comentário:

  1. E você sempre nos brindando com reflexões que sacodem as entranhas, como esta.
    Penso também que a base fundamental das nossas relações com o outro e com tudo que nos cerca, é o respeito.
    A falta dele, gera uma cadeia de equívocos, de consequências quase sempre lamentáveis, prá todos nós.
    Bom será o dia em que pautarmos a vida, pelo 'fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem'. Aí sim, respiraremos a atmosfera do admirável respeito.

    Um grande abraço Fernando.

    ResponderExcluir