Google Website Translator

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Corrosão gradual

Existem alguns sentimentos que nos dilaceram e abrem um buraco negro que nos suga com todas as forças para dentro dele. Os sentimentos de incapacidade, de inferioridade, a falta de esperança e a auto-cobrança exagerada turvam nossa visão tornando o fardo do dia a dia pesado demais.
Uma corrosão gradual se instala em nossa mente e o medo se apodera de nós. Nos vemos sem saída e presos em pensamentos negativistas, somos impelidos a nos isolar de tudo e de todos. É algo involuntário, alheio a nossa vontade, que se apodera de nós em momentos de fragilidade. Não tem explicação nem motivos aparentes e sua gravidade só é percebida em sua plenitude por quem está sofrendo ou já sofreu deste mal, para os outros pode ser incompreensível e até mesmo inconcebível que uma derrota tão avassaladora se instale em alguém e este alguém aparente total imobilidade ou inação.
Não é uma tarefa fácil, só quem já passou por períodos de depressão sabe como a luta contra si mesmo é a mais árdua de todas. As forças se esvaem por completo e o desânimo predomina em todos os segundos. Um olhar interior e consciente releva que não se quer ser assim, que não é assim que a pessoa se vê e não é assim que outros a conhecem, porém, a pessoa passa a se desconhecer e se estranhar por completo, como se todos os olhares do mundo se voltassem para ela recriminando-a por suas fraquezas. Os comentários maliciosos e perversos, muitas vezes preconceituosos, em nada ajudam.
Chega um momento em que as pressões a que nos submetemos se tornam insuportáveis por querermos ser quem não somos, tentando atender as expectativas de todos e pela nossa insegurança diante dos desafios futuros.
Devemos nos blindar dessa ação corrosiva que degrada nossa mente lentamente com humildade e disciplina, aceitando todo tipo de ajuda. Caso caia em areia movediça saiba que poucos serão os que irão lhe estender a mão, mas não censurem os que não o fizerem, nunca se sabe a luta que cada um trava dentro de si.
É preciso, sobretudo, manter a fé, mesmo branda ela é como uma fagulha de luz, que pode iluminar a caverna mais extensa e sombria. Fortalecer a fé e acreditar que as soluções sempre vêem ao seu tempo deve ser um exercício diário e paciencioso.
Para não se perder dentro de si é necessário se descobrir a cada dia, fortalecendo o escudo anticorrosivo que impede que o temor e a instabilidade se instalem sobre nós.

Fernando Christófaro Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário