Google Website Translator

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O modo mais fácil

Em certa ilha, grande e afastada de tudo, vivia um excelente pescador, mas que sempre pescava o suficiente para alimentar a ele, a família e também uma quantidade para atender a demanda dos moradores da pequena vila, em sua maioria idosos. Lá todos retiravam o sustento da natureza, não havendo qualquer tipo de transação financeira entre eles, tudo funcionava na base da troca.
A ilha era um lugar tranqüilo e paradisíaco e descobrindo-a um jovem e excêntrico empresário do ramo hoteleiro resolveu construir um resort no local. O resort se localizava no lado oposto de onde se encontrava a pequena vila e, a princípio, não houve contato entre o empresário e os habitantes locais. Porém, atraídos pela beleza incomum daquele “pedaço do céu” e pela estrutura diferenciada do empreendimento, vários turistas começaram a lotar todas as acomodações disponíveis. O resort recebia todos os suprimentos necessários uma vez por semana, por helicóptero.
Por reclamações dos hóspedes passou a ser uma preocupação do empresário que os luxuosos restaurantes do estabelecimento sempre oferecessem peixes e frutos do mar frescos e variados. Até então tudo era comprado do porto mais próximo, localizado a uma distância considerável e ficava congelado por até uma semana, até a chegada de uma nova remessa.
Diante da necessidade o empresário resolveu se aproximar dos moradores a procura de alguém que pudesse fazer o serviço de pesca para ele. Chegando à vila foi muito bem recebido e colheu informações sobre o habilidoso pescador que ali vivia. Seguiu até a casa dele. Era imprescindível para o empresário a contratação daquele homem que poderia fornecer diariamente para o resort tudo o que os hóspedes queriam.
O empresário então fez a sua oferta: “Ouvi muitas histórias sobre você e estou aqui para lhe oferecer um emprego com muitas vantagens!”. O pescador respondeu: “Não é de meu interesse, muito obrigado!”. O empresário retrucou: “Você irá receber um bom dinheiro, pode até mudar de vida e vir a residir dentro do meu resort, terá os mesmos benefícios de um hóspede, tendo acesso a todas as áreas: piscinas, jacuzzis, saunas, quadras de esporte e restaurantes, tudo!”. Novamente o pescador afirmou: “Tenho que lhe agradecer, mas não estou interessado”. Aumentando a oferta, o empresário ofereceu também plano de saúde e seguro de vida ao pescador e a toda a família dele, tudo o que ele teria que fazer era aumentar consideravelmente sua carga de trabalho diária. Porém, mais uma vez o pescador recusou a oferta.
Indignado o empresário questionou: “Não tens ambição de crescer, de ganhar dinheiro e ficar rico? Sair desta vida, deste mundo tão restrito?”. E o pescador, sereno, respondeu: “Tudo o que me ofereceu tem grande valor para outras pessoas, mas meu trabalho já fornece o meu sustento e de muitas pessoas deste local, faço o que gosto e entrego o que posso aos que necessitam. Meu tempo não tem preço, escolho a hora de trabalhar e a hora em que posso estar com amigos, com meus filhos e esposa, compartilhando minhas histórias e aprendendo com as deles. Se assumo um compromisso com você que não possa cumprir estarei em falta com você e comigo mesmo, pois estarei deixando de fazer o que gostaria para atender aos seus anseios e não mais aos meus. Tenho sim ambição, de melhorar a cada dia e ser mais útil para minha comunidade, não a ganância de acumular bens e conhecer mundos que me afastariam da felicidade que possuo aqui”.
Podemos precisar da ajuda de qualquer um ou sermos requisitados a ajudar em diferentes situações, mesmo nas mais inusitadas. Cada um tem seus valores e necessidades e seguir nossas convicções íntimas é fundamental para não nos desvirtuarmos por um caminho que não acreditamos ser o correto para nós, não enveredando pelas trilhas da tristeza e do desânimo de quem escolhe abdicar disso.
O modo mais fácil de viver a vida será sempre o que refletir melhor o que nós realmente esperamos de nós e para nós e não o que os outros entendem como certo.

Fernando Christófaro Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário