Google Website Translator

terça-feira, 23 de junho de 2009

Desperdiçando recursos

Todos nós somos dotados de diversos recursos para desenvolver nossas habilidades comportamentais, relacionais e físicas. Desde os músculos do nosso corpo até a maneira como nos comunicamos, tudo pode ser mais bem trabalhado e desenvolvido para o nosso proveito próprio e para uma melhor interação com os outros.
A ociosidade não leva a nada e constantemente desperdiçamos os recursos que temos com coisas sem a menor importância. Temos ao nosso dispor, através da internet, todo o tipo de conhecimento, a um “click” de nossos dedos, mas ficamos horas e horas em sites como o Orkut, buscando descobrir onde foi tal pessoa, que festa ela freqüentou semana passada, com que roupa saiu ou com quem estava. Preocupamos com a vida dos outros esquecendo muitas vezes da nossa própria vida.
Não é minha intenção tirar o valor dos sites e programas de relacionamento como MSN e Skype, eles são úteis na medida em que permitem nossa comunicação com pessoas distantes a custos reduzidos, mas penso que passar várias horas na frente do computador conversando com pessoas que talvez você nunca tenha visto pessoalmente não é a maneira mais saudável de potencializar os recursos que temos.
Seria muito melhor se encontrássemos mais com as pessoas que nos são próximas, com amigos que não estão mais presentes porque se tornou muito cômodo a conversa ocasional através dos meios eletrônicos. Se buscássemos conhecer novas pessoas, ampliando nossa rede de contatos e, conseqüentemente, nossas oportunidades de aprender e de se relacionar com o mundo vivenciado por elas.
O maior recurso que temos é a capacidade de aprender e é o que mais podemos desenvolver, pois toda a nossa vida é feita de momentos e situações, sejam boas ou ruins, em que podemos tirar algum tipo de aprendizado. Nada, porém, vem de graça, temos de trabalhar, lutar e buscar o conhecimento onde ele estiver.
Não podemos nos subestimar. Quando dizem que não podemos fazer tal coisa, que não somos merecedores de determinada pessoa, que não estamos preparados para enfrentar determinado desafio não devemos esmorecer. A força de vontade e fé em nós mesmos potencializa nossa capacidade de mudança e abranda os obstáculos impostos em nossas vidas.
Devemos valorizar e maximizar todos os recursos que temos!

Fernando Christófaro Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário