Google Website Translator

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Visão de águia

Vivemos num mundo geograficamente imenso, com uma variedade de seres de múltiplas espécies. Assim como nós, cada ser vivo está em evolução, procurando se adaptar da melhor forma possível às variações do ambiente. O homem age sobre o planeta alterando a terra, a água e o ar, e o planeta também se adapta, sempre buscando a harmonia e o equilíbrio necessário à vida.
Temos exemplos do desenvolvimento de diversas plantas e animais que adaptaram seus corpos e ampliaram suas capacidades para sobreviver diante de uma ameaça ou para facilitar a caça. O camaleão, que muda de cor de acordo com o ambiente em que se encontra; as plantas carnívoras que surpreendem as presas com movimentos inesperados; os morcegos que apesar de cegos possuem um sistema de “radar” que os desvia de obstáculos, as águias que possuem uma visão super apurada e a grandes distâncias avistam sua próxima refeição, dentre outros.
Muito do que o homem desenvolve ou já desenvolveu veio da observação da natureza e da interação dos seres, de suas habilidades e capacidades.
Apesar disto, ainda não dominamos as profundezas dos mares, donde habitam seres desconhecidos. Vez ou outra são catalogadas novas espécies e existem ainda algumas tribos indígenas que a pouco foram descobertas. Sem descobrir o nosso mundo por completo vamos à busca do infinito, planejamos viagens espaciais e uma quantidade gigantesca de dinheiro é empregada para averiguarmos a possibilidade de vida em Marte.
A expressão “visão de águia” remete ao foco que devemos dar ao que nos é necessário, à atenção direcionada que devemos dar a determinado assunto. Remete também à precaução que devemos ter diante do perigo, antevendo de forma consciente as nossas oportunidades e o risco que elas trazem. Ninguém em sã consciência se expõe a um risco sabendo de antemão as conseqüências que poderá colher.
Existe uma música da banda Manitu que diz: “Visão de águia se aprende a ter. Faça o que tu gostas, é pra valer.” Tudo tem seu tempo, não adianta querer ver ou sentir o que ainda não estamos prontos. Devemos seguir o coração e viver a vida sem receios.
Algumas pessoas não enxergam além do próprio umbigo, pensam apenas em si mesmas e não refletem sobre como podem melhorar ou contribuir para o coletivo.
Precisamos desenvolver em nós uma ampla visão que nos ajude primeiro a enxergar a nós mesmos e depois a enxergar o mundo a nossa volta e tudo de belo e novo que ele ainda pode nos ofertar e que ainda não descobrimos.


Fernando Christófaro Salgado

3 comentários:

  1. Não entendi nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir